Google
 

terça-feira, 26 de junho de 2007

Confie no senhor.

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé,
como poderás competir com os que vão a cavalo?" (Jeremias, 12:5)



A vida em sua forma mais simples é um desafio; dependemos sempre dos outros. Se não fossem os cuidados maternos, não sobreviveríamos jamais aos nossos primeiros dias. Assim como é natural também que valorizemos a Deus, que nos sustenta hoje nas lutas da vida.

Jeremias, profeta do Senhor, homem especial aos Seus olhos, já em sem fôlego da corrida com homens a pé, foi chamado a correr com os homens a cavalo. Mas quais eram os "cavaleiros" de Jeremias? Traição de família (v.6) ; perda de suas propriedades; destruição de suas plantações (v. 10); o verde de sua mata transformado em deserto (v. 11); semeando trigo, colhia espinhos (v. 13); seu povo tornou-se devorador, como hienas; o exílio tinha tudo por perdido, já não cantava mais e suas as harpas foram penduradas nos salgueiros.

Como é duro o exílio! Falta o nosso cantinho, falta o que é nosso, estamos entre estranhos, os costumes são diferentes: parecem agradáveis, porém, não são. O PORÉM sempre modifica o que é bom. "Eles são felizes, porém escondem suas lutas. Como vivem alegres, porém não revelam a vergonha de suas vidas", etc. Jeremias ensina que se estamos cansados da corrida com os homens de hoje, amanhã correremos com os cavalos. Mas, como correremos, se já estamos fatigados de correr com os homens?

Talvez você tenha agora que enfrentar o poder de um "Nabucodonosor". A incompreensão, o exílio na fé, no amor, no trabalho, na igreja, na família, etc. Os cavaleiros de Jeremias eram os seus desafíos, e eles corriam, mas não o venciam. Por isto, na história de Israel, ninguém se comparou a Jeremias e a seu tempo.

Ânimo, alegre-se na fidelidade! O resultado da perseverança na luta pela vida vem na declaração de Jeremias, 49:6: “Mas depois disto, restaurarei a sorte”. Confie no Senhor, espere no Senhor, e não haverá homens, nem correndo e nem a cavalo, que sejam tão velozes a ponto de tirar a doce vitória que o Senhor tem reservado.

Nenhum comentário: