Google
 

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Amor Eterno...

"Eu sempre vos amei e continuo a mostrar
que Meu amor por vocês é eterno." (Jeremias, 31.3)

Neste segundo domingo de maio celebramos o dia das mães. Para muitos, a data expressa saudades daquela que já se foi! O dia das mães sem a mamãe para dar um abraço é mesmo muito triste... Por outro lado, nem todos os que ainda podem abraçar a sua mãe neste dia o fazem. Alguns há (acredite!), que até se esquecem de suas mães... não apenas no "seu dia", mas em todos os dias!

Há mães abandonadas em asilos, mães abandonadas dentro de suas próprias casas, solitárias, carentes de um abraço de filho, de um beijo, de atenção! O ser humano consegue às vezes ser mais animal irracional do que humano, por isso não é raro ver mães chorando porque seus filhos se tornaram indiferentes ao seu amor dedicado e abnegado.

Quando lemos a Bíblia, também vemos o Deus Soberano e Senhor sobre todas as coisas clamando para que Seus filhos se apercebam que se tornaram indiferentes ao Seu eterno e incondicional Amor: "Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é Quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra Mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o Meu povo não entende." (Isaías, 1.2-3).

Sabemos que algumas mães abandonam seus rebentos (não podemos ser ingênuos e nos esquecer que as mães não possuem um amor incondicional e perfeito), porém, o nosso Deus ama de forma eterna, perfeita e incondicional. Há muitos que neste dia estão com o coração machucado porque foram vítimas da atroz rejeição por parte de suas mães. Não podemos 'idolatrar' o amor materno como se este fosse a perfeição do amor que pensamos conhecer. É certo que o amor de mãe é instintivamente abnegado, mas isso não o torna perfeito. Inclusive há aquelas que abandonam seus filhos à própria sorte. Talvez esta tenha sido o pensamento do Salmista quando escreveu: "Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim" (Salmos, 27.10 - NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Somente o Amor de Deus é incondicional e eterno: "Eu sempre vos amei e continuo a mostrar que Meu amor por vocês é eterno." (Jeremias 31.3 - NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Tal compreensão do Amor de Deus é terapêutica: cura as mais profundas e dolorosas feridas que a rejeição, o abandono e o fracasso nos trazem.

Não somente neste dia das mães somos desafiados a amar e demonstrar o amor a estas lindas mulheres que cuidaram (e cuidam) de nós com tanto carinho e entrega. Somos também desafiados a amar inclusive aquelas que, por não terem sido amadas (talvez), não souberam amar seus filhos como deveriam. O Amor de Deus sempre nos faz ir além... Amamos as pessoas não porque elas são perfeitas, mas porque Deus as ama. E não somente isso, mas amamos as outras pessoas porque Deus nos ama, mesmo sendo imperfeitos - eis a razão pela qual não podemos negar ao outro aquilo que Deus não nos nega. Cremos que esta é a grande lição que podemos aprender neste dia das mães!
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: