Google
 

domingo, 23 de setembro de 2007

SUBINDO O MORIAH!

“Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas,e vai-te à terra de Moriah; oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes (...); deveras abençoarei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu; nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à Minha Voz(Gênesis, 22.2, 17a, 18a).
De longe Abraão viu o Monte. Era preciso subi-lo; a obediência, o amor e a fé no Senhor eram maiores que a dor imensa ante a ordem divina de sacrificar seu filho amado. Nem uma palavra de queixa ou desesperança durante a jornada, apenas a pergunta do filho – 'Pai, onde está o cordeiro para o holocausto?' (v 7) – e a resposta que ecoa pelos séculos como prova maior de uma fé inabalável diante de quaisquer circunstâncias – ‘O Senhor proverá !* (v. 8) (*Jeovah-jireh). Assim tornou-se Abraão o “pai da fé” por excelência, e na sua descendência, tornaram-se benditas todas as nações!
Assim como o Moriah, grandes provações erguem-se à nossa frente enquanto fazemos a jornada da vida, e quantas vezes não lamentamos e choramos questionando o porquê da ordem de subir tais montes, se o Senhor sabe que a empreitada é árdua demais para nós, e talvez não consigamos fazê-la? Antes de vermos, tocarmos e segurarmos o cordeiro, questionamos a ordem de subir, como pessoas que professam, mas não provam a/da fé no Altíssimo. Queremos sim, ser a bênção e o exemplo que Abraão foi, mas não temos disposição para subir o “moriah” da obediência, da fé e da doação de tudo o que somos e temos ao Senhor. No entanto, o crente fiel sabe que, simultaneamente à subida ao monte, Ele - Jeovah-jireh, vem com o cordeiro providencial!
Tiremos então os olhos do que para trás fica - durante a íngreme subida -, e olhemos para o alto, como quem já avista o cordeiro. Jamais subamos como murmuradores hábeis em medir o tamanho do “sacrifício nosso de cada dia” que nos é ordenado. Obedeçamos com fé e sem resquícios de lamentação àqu’Ele que por amor a nós realizou o Sacrifício Maior, incalculável: ser Sacrifício em nosso lugar!

Nenhum comentário: