Google
 

sábado, 7 de julho de 2007

Sabedoria e cautela

"Mas quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita." Mat. 06:03

Você já se viu nessa situação? Fazer algo por alguém, e num dia, por um desentendimento bobo, acabar "jogando na cara" todo seu esforço e trabalho, que nesse momento tomado pela raiva, você começa considerar ter sido em vão? Ou em meio à discussões ridículas do cotidiano, extrapolar nas palavras, "pescando" acontecimentos lá de trás, que já se passaram há muito tempo, piorando toda situação?

Talvez você tenha experimentado a dor de ouvir aquela pessoa que você tanto ama e/ou considera, usar tantos fatos contra você, num golpe baixo e sujo.

O que foi que Jesus disse aí em cima? "... não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita." Nunca devemos fazer algo por alguém esperando uma retribuição; muito menos fazer algo esperando reconhecimento. Nós cristãos não somos só espirituais; passamos por conflitos e problemas como qualquer ser humano. Uma vez ou outra, alguém vai nos desapontar, fazer as coisas de um modo diferente, escolher outro caminho para seguir... tantas situações que vão nos pôr em conflito, uns com os outros! Assim é a vida. Por isso, só devemos fazer algo por alguém quando sentimos que isso acrescenta mais felicidade e prazer à nós do que a outra pessoa; do contrário, nossas ações serão meras obrigações, que acabarão "entaladas", como uma bomba relógio, aguardando apenas uma deixa para fazer estrago.

Razão alguma justifica tal falta de Sabedoria e Cautela! As situações nos tiram do sério mesmo, estressam nosso espírito, nos enchem de furor... mas imagine que caos pior seria esse mundo se ninguém estivesse mais disposto a se controlar?

Hoje é o dia de você reavaliar suas ações e perceber o que precisa ser mudado. Com uma palavra mal pensada, mal colocada, dita num impulso, podemos "estragar" para sempre uma relação, e até mesmo uma vida!

Aquela pessoa na sua casa, precisa ouvir o "me perdoe, por favor" que lateja em seu coração nesse momento. E as lembranças tristes, de quem o magoou, das palavras levantadas contra sua vida, você precisa deixar ir... ore pra que Deus conceda a essas pessoas a mesma percepção dos limites e a sensibilidade com a qual você foi dotado.

Como Jesus exemplificou em Mateus 05:29, dizendo: "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.", neste instante, lancemos fora toda asperesa, inveja, mágoa, rancor, orgulho, prepotência, e tudo quanto tem nos cegado e usado para magoar os outros desnecessariamente.

Oremos assim:

"Pai, faz-me capaz de amar como Tu. Dota-me de sabedoria! Substitui este meu coração, tão triste, magoado e rancoroso, pelo Teu coração, Senhor. Em Teu nome, Jesus, agradeço. Amém"

Nenhum comentário: