Google
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PRINCIPADO DO DESÂNIMO

TEXTO BASE: Ed 1:1-5;4:1/11Rs 17:24-27



INTRODUÇÃO


Nós vemos mencionados no texto de Esdras, os inimigos do povo de Deus e de Sua obra. Esse adversários, que se levantariam para desanimar o povo na reconstituição de seu principal valor; o templo; eram oriundos de todas as partes, trazidos pelo rei da Assíria às cidades de Samaria, e cada um trazia consigo os seus deuses, os quais formaram um sincretismo e um ambiente propício para que o principado se estabelecesse, impedindo qualquer possibilidade do povo de Israel, por meio do desânimo.




ENTIDADES LIGADAS A ELE:
O sincretismo que se criou com a vinda de todos esses povos, foi a seguinte; eles adoravam ao Deus da Terra em questão (Jeová), ao mesmo tempo que cultuavam os deuses de suas próprias terras. Vemos um paralelo exato daquilo que aconteceu no Brasil com a vinda dos escravos africanos, os quais por imposição, adoravam os santos católicos, atribuindo a cada um deles a identidade de seus próprios deuses (os orixás).

Hoje portanto, não abordaremos uma entidade específica, mas, conforme a orientação da Palavra, uma coligação que tenta trazer o desânimo ao servo de Deus.

Os povos que foram trazidos a Samaria adoravam:

Nergal - deus do mundo subterrâneo, e Tânatus - deus da morte - trata-se de Omulu/ Obaluaiê (senhor dos cemitérios, do abismo, e o que controla a entidade: Exu Caveira. No catolicismo sincretiza São Lázaro, São Sebastião, São Roque, e Santo Isidoro.

Asima/Aserá - a deusa da fertilidade juntamente com Baal - é representada por Yemanjá, e no catolicismo por Rainha dos Céus (Aparecida).

Tartaque - significa "herói das trevas" - trata-se de Exu, entidade das trevas, sincretizada como o próprio diabo.




COMO AGE ESSA ENTIDADE:


1ª AÇÃO: Traição - Usa pessoas que querem se unir a nós com intenções malignas, e quando não aceitamos sua ajuda elas se levantam contra nós - Ed 4:1-4

Aparentemente, Zorobabel e o povo de Judá estavam sendo intransigentes em não aceitar ajuda dos outros povos, mas a verdade é que eles eram adversários escondido, que, quando, a pseudo-ajuda não foi aceita, mostraram de fato as suas garras

O diabo é astuto, e ele trabalha trazendo a aparência de bem para alcançar os seus objetivos contra nós. É muito comum recebermos conselhos, recomendações e todo tipo de préstimos de pessoas que são movidas pelo inimigo apenas para nos prejudicar.

Essa entidade age assim, mostrando um lado doce e prestativo em princípio, porém no momento em que percebe que não entramos em sua armadilha, mostra-se extremamente hostil, iniciando então a perseguição aberta.

O falso amigo é o inimigo camuflado.



2ª AÇÃO: Fofoca - Usa pessoas para nos trazerem todo tipo de palavras negativas para nos desanimar - Ed 4:5

Você não pode entrar no jogo do diabo! Muitas vezes nos deixamos levar por línguas malignas, parando para ouvir, acatar, e até reforçar fofocas contra servos de Deus. Uma coisa é certa aquele que fala mal de alguém pra você, não é digno de confiança e, certamente falará mal de você a outras pessoas.

O objetivo do diabo é nos difamar perante o nosso meio, nossos amados, e perante as pessoas de peso, como no caso, o rei Ciro; e você precisa manter uma conduta irrepreensível para que depois eles sejam envergonhados ao invés de você.

"Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação"- I Pe 2:12



3ª AÇÃO: Injustiça - Usa pessoas para levantar calúnias e acusações contra nós Ed 4:6, 12-16,24

As rebeliões citadas, na verdade não eram rebeliões, mas posicionamentos dos servos de Deus em não se dobrarem aos deuses estranhos, como os outros povos faziam.

O diabo quer trocar a ótica, te colocando como carrasco por causa de posturas que você tome em Deus, então, infiltram-se para distorcer a ótica como se você fosse o carrasco.

Muitas vezes, depois de posturas firmes e certas que tomamos, a oposição vem de maneira terrível, e nos abatermos, voltando atrás e parando aquilo que Deus havia iniciado em nossas vidas. Vemos no texto que a obra parou, porém até o segundo ano do reinado de Dario.

Existe um tempo de recomeçar; e se o principado te desanimou, e, por algum tempo conseguiu parar a tua vida, hoje é o tempo de se levantar, pois você recomeçará com unção dobrada!





COMO VENCÊ-LO:


1ª ATITUDE: Colocar-se em submissão aos profetas do Senhor e receber a palavra profética - Ed 5:1 e 2

Os invejosos e os adversários se levantaram e usaram a arma mais poderosa que eles tinham contra os servos de Deus: a boca. A boca fala daquilo que está cheio o coração, assim, aquilo que eles faziam mostrava claramente de que parte eles vinham: da parte do inimigo; porém Deus tinha uma orientação diferente para o Seu povo, e hoje Ele a tem para você:

Assim como Satanás tem as suas bocas sobre a terra para te prostar e desanimar, assim Deus tem os Seus profetas, que trazem na boca a Palavra viva que tem poder para recomeçar, reconstruir, reerguer; e concluir!

"Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguro, crede nos seus profetas e prosperareis"- II Cr 20:20



2ª ATITUDE: Confiar caminhando e não parar a obra em hipótese alguma - Ed 5:3-5

Após o início da reconstrução, uma nova tentativa de amedrontamento chegou: "Com ordem de quem...?" "Onde está a autorização?" "Em nome de quem você está fazendo isso?". O próprio Senhor Jesus foi indagado acerca de quem Ele estava representando ao edificar as pessoas "Tenho Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas cousas? E quem te deus essa autoridade?- Mt 21:23

Diante disso, muitos servos de Deus se encolhem e param por não entenderem o verdadeiro potencial de Deus existentes sobre as suas vidas.

Quem te chamou foi Deus, e você não vai parar de forma nenhuma aquilo que Ele já começou através de você, mesmo que a oposição se levante; ao contrário disso, você vai responder ao principado aquilo que Davi disse à Golias: "Eu não sei em nome de quem você vem, mas eu vou em nome do Senhor dos Exércitos!"



3ª ATITUDE: Crer que o Senhor fará justiça a nossa causa, nem que Ele tenha que usar um ímpio - Ed 6:1,3-12

Dario estava finalmente confirmando a ordem expedida pelo rei Ciro para que houvesse a reconstrução do templo de Jerusalém trazendo a base legal para a obra. Finalmente eles estavam experimentando a justiça de Deus contra tudo aquilo que fôra levantado, mas por que demorou a vir?

Havia uma guerra espiritual sendo travada, e eles precisavam vencê-la antes de experimentarem a justiça do Senhor.

É isso que muitas vezes não entendemos como servos de Deus: que a justiça de Deus não tarda, mas existe um processo que muitas vezes inclui a luta.

E se eles tivessem parado na oposição que se levantou, será que experimentariam um momento como esse? É certo que não!

A partir de hoje você vai esperar pela justiça de Deus ao invés de desanimar, porém fazendo a tua parte: todo o possível.

"Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes"- Sl 126:6





CONCLUSÃO/ORAÇÃO DE GUERRA - Ne 6:15,16


O que o principado do desânimo quer é justamente nos fazer parar, por isso não pare, mesmo que seja com dor, mesmo que seja com lágrimas. A vitória é o teu galardão, e a cada dia que você continua, ainda que desanimado, será um dia em que você estará vencendo o inferno.

Entidades: a liga que vem para trazer desânimo e parar a obra de Deus: Omulu/ Obaluaiê; Exu Caveira; Rainha do Céu; Yemanjá; Exu; Lúcifer





APELO: Is 40:29-31 - Esperar no Senhor é ter a sua vida entregue a Jesus Cristo...

Nenhum comentário: