Google
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A GRANDE ALMA

Todos possuem dentro de si a grande alma. O ser máximo que se eleva acima dos acidentes e limitações da existência.
O ser... Que maravilhoso mistério... Nós o conduzimos a todo instante em nosso movimento exitencial. Por tantas vezes em caminhos estéreis que serão úteis apenas como a experiência do que não deve acontecer. Para que afinal, num dia mágico de nosso desabrochar, quando cansados de experimentar apenas o caminho sem saída, resolvemos adentrar pelo longo caminho da ação construtiva, saneadora dos estados infelizes, propiciadora dos mais belos estados da alma.
Todo indivíduo é, de modo simultâneo, a santíssima trindade. É o pai/mãe original, a essência que tudo criou e expandiu na noite dos tempos; o filho, a criatura ignorante que se experimenta até a eclosão das sementes de luz que sempre conduziu; o espírito santo que a todo instante providencia o acerto de rumo pessoal e coletivamente. Quanto mais silenciamos a mente, quanto mais sintonizamos as estações da sabedoria universal, quanto mais nos esforçamos pela correção dos desvios e viciações acumulados em inúmeras existências mal sucedidas, mais o ser supremo que tudo É se manifesta em nossos sentimentos, pensamentos e percepções.
Quando a maravilhosa dádiva da vida é compreendida em toda sua grandeza, a paz se instaura de modo irrevogável. A felicidade, mesmo enquanto ainda envolvidos em processos cármicos e expiatórios, vem, entreabe a porta e emana seus dulcíssimos raios, esboçando em nossa percepção a grandeza dos estados celestiais que nos aguardam. Momentos em que percebemos quanto a vida é grandiosa, e o quanto vale a pena um esforço maior para alcançar com brevidade a suprema libertação. Então não mais será possível retornar às situações de sofrimento, cujos mecanismos o espírito afinal compreende, e passa a não ser mais arrebatado por esta possibilidade.
Viverá então como uma irradiante luz, de modo constante, a se mover pelo universo como um pescador de almas, a serviço do cristo cósmico, que é a consciência de ser responsável pela manutenção da harmonia em todos os quadrantes do universo.

Nenhum comentário: