Google
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

DEUS SABE ...

"Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus
pensamentos." (Salmos 139:2 ARA).
Das muitas coisas que podemos prestar atenção em Deus, talvez a mais
distante de nós seja sua capacidade de saber e entender nossos
pensamentos, mesmo antes que eles nos venham à mente. O principal motivo disso
nos fascinar tanto, talvez, seja o fato de que nós certamente faríamos
mau uso disso. Aqueles que têm filhos sabem que para os pequenos,
sabermos o que eles estão aprontando é geralmente motivo de espanto para eles,
que distraídos, acabam fazendo o que não devem e não percebem nossa
chegada. Interessante o que Deus faria se agisse como nós. Ainda bem que
não é. Costumo dizer, e aprendi isso com um grande amigo a quem muito
admiro, que as pessoas podem ter muita "cara-de-pau" para se controlarem
e não fazerem o que não devem porque o pastor está olhando. Mas são
incrivelmente indiscretas ao pecarem diante de Deus, mesmo com Ele vendo
e sabendo tudo. Quando o salmista menciona o assentar e levantar, está
incluindo simbolicamente todas as nossas ações práticas. Quando inclui
nossos pensamentos, inclui tudo aqui que tantas vezes escapa ao nosso
controle. O que resta? De onde vem nossos desejos e pecados, senão do
que pensamos ou fazemos? Não são nossos sentimentos movidos por estas
coisas? Portanto, Deus conhece o que nos leva a pecar, ainda antes mesmo
do que nós. O mais fascinante de tudo é que mesmo assim, e diante da
toda Sua santidade, Ele ainda se dá ao trabalho de tomar conta de mim, de
intervir na minha vida e de me abençoar com tantas coisas, que por
certo nem mereço. Isso só aumenta minha responsabilidade, pois a quem pouco
se deve, pouco se preocupa. No caso de Deus, a cada dia me dou por
conta de dever mais um pouco. "Pai, é maravilhoso saber que o Senhor
conhece todas as minhas ações e pensamentos, mas ensina-me a crescer com
eles."

Nenhum comentário: