Google
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Meditando na palavra

O evangelho é a mensagem mais extraordinária que existe no mundo para transformar vidas. Fé salvadora em Cristo não somente aplica o mérito do Seu sacrifício reconciliador para o cristão, mas, através do milagre de regeneração, vida nova é concedida pelo Espírito Santo. Esta nova natureza produz novos desejos na vida de cada cristão e estes serão manifestos em uma vida que agrada e glorifica a Deus.

Quando Paulo escreve aos cristãos em Filipos, ele faz-lhes lembrar que existe um estilo de vida que o filho de Deus deve seguir. O evangelho não é declarado somente quando testemunhamos verbalmente, mas, além disso, é demonstrado através da nossa vida e conduta. Então ele os exorta:

"Portai-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo". Uma vida piedosa e um caráter cristão não somente recomendam o evangelho, mas fornecem evidências poderosas e convincentes do seu poder transformador. Em contraste, comportamentos e ações que são indignos de Cristo enfraquecerão seriamente qualquer testemunho nosso. Deus espera que Seu povo não somente creia no evangelho, mas que assim viva diariamente.

Note que temos uma responsabilidade pessoal neste assunto: "portai-vos". Devemos resolver seguir os desejos e impulsos produzidos pela obra do Espírito Santo nas nossas vidas. Como nós "operamos" a nossa salvação, "com temor e tremor" (Fp. 2:12), reconhecemos que esta motivação vem de "Deus, que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade", (Fp. 2:13). Ele nos concede os desejos, e nós devemos executá-los, comportando- nos como convém ao povo santo de Deus.

O comportamento que Deus espera deve ser "digno do evangelho de Cristo". Quando um recém convertido demonstra um caráter cristão, quando egoísmo é substituído por um desejo de ajudar e servir os outros, quando linguagem impura torna-se conversa graciosa e gentil, quando uma pessoa que anteriormente só pensava em si mesmo torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus, isso fornece um testemunho poderoso da habilidade do evangelho para transformar vidas. Ao contrário, quando os cristãos não se comportam de uma maneira digna de Cristo, não somente a sua reputação sofre, mas o Cristo que eles seguem é desonrado e o Seu evangelho desacreditado.

O viver do cristão é fundamental para testemunho efetivo, e forma uma sociedade poderosa com um testemunho público, uma demonstração viva do poder do evangelho de Cristo. Devemos tratar esta ordem com a devida seriedade, e certificar-nos de que em todos os tempos o nosso comportamento é digno do evangelho de Cristo.
"Vivei, acima de tudo,por modo digno do evangelho de Cristo,para que, ou indo ver-vos, ou estando ausente,ouça, no tocante a vós outros que estais firmes em um só espírito,como uma só alma,lutando juntos pela fé evangélica" Fp. 1:27.

Nenhum comentário: