Google
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O arrependimento

Quando Jesus disse: "Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus" Mt 4. 17 , sobre qual arrependimento ele estava falando?

A primeira idéia que vem à mente é a de alguém arrependido, com as mãos sobre a cabeça, dizendo: "Estou arrependido do que fiz. Que peso na consciência! Que farei para reparar o meu erro?".

Será que Jesus estava anunciando arrependimento com base nestes parâmetros? O arrependimento anunciado por João Batista se apoiava na consciência e nos padrões éticos dos ouvintes? O que a bíblia diz?



"Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio" Jo 8. 9.



Este trecho bíblico é significativo para o estudo em questão.



O erro é um fato na vida de todos. Não há um ser humano que não tenha cometido um erro no decorrer de sua vida. Quando nos damos conta de nossos erros, logo após vem o arrependimento. Não há um ser humano que nunca tenha se arrependido no decorrer de sua vida.

O homem se arrepende de atos já realizados ou daqueles que não conseguiu realizar. A consciência diante dos erros tem uma variação de pesos. Se tomarmos uma decisão errada na vida, a consciência nos acusa de certa maneira. Se cometermos um crime perante a sociedade, a consciência nos acusa com um peso muito maior.

Quando a consciência nos intima, resta-nos a pergunta: "Como reparar o meu erro?". Isto é comum no dia-a-dia.

Porém, voltemos à pregação de João Batista: "Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus" Mt 3. 2 .

João Batista conclamava aos seus ouvintes que se arrependessem, porém não se deteve em lhes apontar os erros. Por quê?

João não recomendou o arrependimento por causa das intrigas que muitos estavam envolvidos. O arrependimento não era por terem deixado de pagar os impostos. O arrependimento proclamado pelo profeta não era por causa de desavenças nas famílias, mentiras, invejas, porfias, inimizades, etc.

João dá o motivo pela qual eles deveriam arrepender-se: porque era chegado o reino dos céus! A mensagem do profeta João em momento algum aponta a conduta dos ouvintes, mas a proximidade do reino dos céus.

O arrependimento era proveniente da proximidade do reino dos céus, e não dos erros que os ouvintes haviam cometido no decorrer da vida.

João Batista deixou bem claro a sua missão: "Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas" Mt 3. 3.

Através da mensagem de João Batista muitos vinham ao Jordão, confessavam os seus pecados e eram batizados.

Porém, o profeta observou que muitos dos fariseus e dos saduceus também vinham ao batismo, e ele logo protestou: "Raça de víboras!" Mt 3. 7 . Após nomear os fariseus e saduceus, João Batista pergunta: "Quem vos ensinou a fugir da ira futura?".

Quem havia ensinado os fariseus e saduceus estava no mínimo equivocado. João Batista demonstrou que só é possível ser livre da ira futura quando o homem produz frutos dignos de arrependimento "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" Mt 3. 8.

Os fariseus e saduceus estavam apegados ao entendimento de que estavam livres da condenação eterna pelo simples fato de serem descendente de Abraão. Eles foram ensinados que bastavam terem Abraão por pai que estavam livres da condenação eterna, porém João Batista deixou-lhes o alerta: "E, não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão" Mt 3. 9.

A mensagem do profeta era clara: "Arrependei- vos..." , e os fariseus e saduceus vinham ao batismo, mas vinham arrependidos do que? Se eles estavam vindo ao batismo, era porque estavam arrependidos de alguma coisa.

A maneira que João Batista chama os fariseus e saduceus (raça de víboras) nos faz compreender do que eles estavam arrependidos.

Muitos vinham ao batismo de João por não conseguirem mover os fardos pesados e difíceis de suportarem que a religião os impunha. O que eles diziam para os homens fazerem, acabavam por não fazer. Mesmo tendo a aparência de justos diante dos homens, vinham ao batismo de João para se livrarem do peso na consciência, visto que eram hipócritas e cheios de iniqüidades. Compare com Mt 23. 1-5 e 33 .

Mas, não era este o arrependimento que João estava apregoando. Eles deveriam se arrepender por estar próximo o reino dos céus, ou seja, da mesma forma que é possível reconhecer a árvore pelos seus frutos, o arrependimento exigido é reconhecido pelos frutos que produz.

O pensamento de que tinham a Abraão por pai era um fruto claro de que não tinham se arrependido, e que por tanto não estava preparado o caminho do Senhor naquele que estava se batizando. Compare Mt 7. 20- 21 com I Jo 4. 1- 3. O que o homem professa é um fruto palpável do que ocorrem em seu coração.

Por isso o profeta João disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" Mt 3. 11. O batismo de João era para o arrependimento, visto que ele estava preparando '... no ermo vereda a nosso Deus' Is 40. 3 . Os fariseus e saduceus ao persistirem alegando ter por pai a Abrão não conseguiram aceitar a mensagem de Jesus predita por Isaias: "Aqui está o vosso Deus" Is 40. 9 .



RES ponderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão" Jo 8. 37.



Se os fariseus e os saduceus tivessem se arrependido conforme o alerta de João Batista, não teriam chegado ao ponto de pegarem em pedras para atirar em Jesus.



"Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou" Jo 8. 54- 59.

Nenhum comentário: