Google
 

terça-feira, 27 de novembro de 2007

CONSTRUINDO UM CASAMENTO COM AMOR

Gl 5.16
Bíblia na Linguagem de Hoje: "Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana".
Bíblia Revista e Atualizada: "Andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne".

Esta lição tem por objetivo:

(1) mostrar que os desacertos conjugais e familiares têm tudo a ver com os problemas espirituais, ou sejam, a falta de fé, a falta de estudo bíblico, a falta de oração, a falta de submissão ao Espírito Santo.

(2) enfatizar a necessidade de marido e mulher acertarem os passos com Espírito e, conseqüentemente, um com o outro.

Introdução
Nas lições anteriores, vimos que o casamento é uma instituição divina. Deus une ou "cola" firmemente um homem e uma mulher que se amam, e eles se tornam "uma só pessoa". Deus deseja e espera que eles permaneçam assim e tenham um único propósito de vida.

Contudo, na prática, o que acontece, em muitos lares, é bem diferente. Até em lares cristãos há muita omissão, desunião, discussão, gritaria e zanga. O marido culpa a mulher, a mulher culpa o marido... Porém, nem um dos dois cumpre seu respectivo papel no casamento. Não sabem ou simplesmente não conseguem fazer a coisa certa, em cada situação.

Casais assim precisam reconhecer suas fraquezas, refletir sobre seu relacionamento com Cristo e buscar a poderosa ajuda do Espírito Santo. A vitória só será possível com esta ajuda! Veja o que o apóstolo Paulo escreveu em Rm 7.18:

· Bíblia na Linguagem de Hoje - "Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo".

· Bíblia Revista e Atualizada - "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, orem, o efetua-lo".

Quando um homem e uma mulher se casam, eles têm que se ajustar fisicamente, emocionalmente e mentalmente. E isto não é nada fácil. Eles têm origens diferentes, opiniões diferentes, gostos diferentes, costumes diferentes.. . Por natureza, são pecadores, buscam os próprios interesses, a própria felicidade. Contudo, essa natureza egoísta e pecaminosa pode ser subjugada com a ajuda sobrenatural do Espírito Santo. É preciso lembrar que o Espírito de Cristo "habita" no indivíduo regenerado, salvo pela fé em Cristo (I Co 6.19). Vamos ver como podemos receber esta ajuda.

Três tipos de gente
O apóstolo Paulo dividiu a raça humana em três grandes categorias:

(1) "Homem natural" (I Co 2.14). São indivíduos espiritualmente mortos; estão mortos para Deus (Ef 2.1). Eles são dominados por sua natureza pecaminosa, que o apóstolo chamou de "carne". O Espírito não habita em seu coração.

(2) "Homem espiritual" (I Co 2.15). São os que receberam a Jesus como seu Salvador e Senhor; o Espírito Santo habita em seu coração e os ajuda na luta contra as tendências pecaminosas da "carne".

(3) "Homem carnal" (I Co 3.1). Estes também receberam Jesus como seu Salvador, mas não se submeteram totalmente ao seu Senhorio; a "carne" ainda controla muitas de suas atitudes e ações.

Agora, imagine um homem e uma mulher, de origens diferentes, com temperamentos, gostos e costumes diferentes, ambos fortemente dominados pela "carne", vivendo juntos, tentando ser uma só pessoa... Esforço inútil! E não faz muita diferença se eles são "naturais" ou "carnais". O resultado é quase o mesmo. Se pelo menos um dos cônjuges for "espiritual" (cristão controlado pelo Espírito) esse casamento poderá ser melhor, mas ainda haverá sérias dificuldades. Uma pessoa controlada pelo Espírito Santo pensa e age como um verdadeiro "cristão"; uma pessoa controlada pela "carne" pensa e age como um "não cristão". O conflito é inevitável!

A coisas são diferentes quando o Espírito Santo controla ambos os cônjuges e os ajuda a vencer suas tendências "carnais" ou pecaminosas. É preciso lembrar que o Espírito Santo é uma Pessoa, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus Pai e Deus Filho no coração e na vida dos cônjuges verdadeiramente cristãos (Jo 14.23). Ele induz seus pensamentos, dirige seus passos, santifica suas atitudes...

Como acertar o passo!
Vamos refletir sobre este assunto de outro modo. Leia Gl 5.25 (Revista e Atualizada):

· "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito"
A palavra "andar" neste versículo é um termo militar usado na literatura grega secular para descrever soldados marchando em cadência, isto é, com os passos acertados. Se, num pelotão, cada soldado observar o seu comandante e acertar os passos com os dele, todos eles acertarão os passos uns com os outros. Semelhantemente, se marido e mulher acertarem os passos com o Espírito eles também acertarão os passos um com o outro. Os comentários a seguir nos ajudarão a entender melhor tudo isto.

O ser humano é composto de espírito, alma e corpo (I Ts 5.23). O espírito é a parte que lhe permite relacionar-se com Deus; a alma soma intelecto, emoções e vontade; o corpo possui cinco sentidos através dos quais o homem experimenta várias sensações e se relaciona com outras pessoas. Marido e mulher têm que submeter-se inteiramente (espírito, alma e corpo) ao Espírito Santo, e têm que buscar a unidade nestas três áreas.
· Unidade no espírito – Como alcança-la? Relacionando- se com Deus e com o Senhor Jesus, como indivíduos e como casal ou família. É muito importante separar algum tempo para adorar juntos, orar juntos, estudar a Palavra de Deus juntos.
· Unidade de alma – Como alcança-la? Compartilhando um com o outro os seus conhecimentos, gostos, emoções, experiências e lazer.
· Unidade do corpo – Como alcança-la? Com expressões verbais e físicas de amor, afeto, carinho. (Relacionamento sexual incluído).
Os casais geralmente buscam a unidade física (corpo) e alguma interação intelectual e emocional (alma). Porém, negligenciam a área mais importante de sua vida, a do espírito. Eles raramente oram juntos; raramente compartilham a Palavra de Deus um com o outro; raramente discutem suas fraquezas e dificuldades espirituais. Estas coisas importantes são deixadas de lado. Essa desunião no espírito afeta drasticamente a harmonia do casal na alma e no corpo.

Casais cheios do Espírito
Vamos examinar uma outra passagem sobre o poder transformador do Espírito Santo em nossa vida. Esta passagem é particularmente importante porque introduz o texto bíblico mais completo sobre as relações familiares.
Leia Ef 5.18-21:

· Na Linguagem de Hoje - "Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.. Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo".
· Na Revista e Atualizada - "Não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo"
Assim como uma pessoa cheia de vinho é controlada pelo vinho (para o mal), assim também uma pessoa cheia do Espírito é controlada pelo Espírito (para o bem).

O mandamento "Encham-se do Espírito de Deus..." não significa que podemos ter um pouco do Espírito hoje e um pouco mais amanhã... até ficarmos cheios. O Espírito não vem para nós em quantidades ou em pedaços. Encher-se do Espírito é o mesmo que submeter-se inteiramente ao Espírito, entregar a ele todas as chaves ou abrir para ele todos os cômodos da nossa vida. Veja no texto o que acontece quando fazemos isto individualmente e como casal:

(1) "Animem uns aos outros com Salmos..." Os cônjuges conversam sobre o que lêem e aprendem na Bíblia; animam um ao outro com textos bíblicos apropriados. .. É melhor do que conversa vazia, fútil, maledicente, imoral...

(2) "Cantem, de todo o coração, hinos e Salmos..." Os cônjuges têm alegria e cantam hinos e corinhos cristãos... É melhor do que viver lamentando e murmurando.. . Os hinos e corinhos cristãos fortalecem a fé, consolam, alegram... "Quem canta, seus males espanta!", diz o ditado popular.

(3) "Agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai..." Os cônjuges se lembram de agradecer a Deus tudo o que têm, seja muito, seja pouco... É melhor do que aborrecer-se porque não tem isto ou aquilo, e ficar reclamando.. .

(4) "Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo" ("Sujeitando- vos uns aos outros..."). Os cônjuges cultivam uma atitude de humildade, de mútuo respeito, e têm disposição para atender um ao outro... É melhor do que competição, exigências e cobranças mútuas...
A partir deste ponto, Paulo passa a falar dos relacionamentos familiares:
· "Esposa, obedeça ao seu marido..."
· "Marido, ame a sua esposa…"
· "Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe..."
Mas isto vai ficar para outra lição. O objetivo aqui é mostrar o que acontece quando marido e mulher se entregam totalmente a Cristo, enchem-se do Espírito de Cristo, e passam a andar no Espírito, em cadência com o Espírito, ou acertam os passos com o Espírito e um com o outro.

Como os cônjuges podem encher-se do Espírito?

Algumas sugestões:

(1) Cada um examine sua vida à luz da Palavra de Deus (II Co 13.5). Quando os problemas ocorrem em nosso casamento, a primeira coisa que fazemos é apontar as faltas do nosso cônjuge. Devíamos praticar o que Cristo disse em Mt 7.1-5.

(2) Cada um confesse seu pecado a Deus (I Jo 1.9). Confessar é admitir falta e chamar o pecado de pecado; pedir perdão a Deus e deixar o pecado. É mais fácil racionalizar, justificar, desculpar...

(3) Cada um entregue a Deus as áreas todas de sua vida, e encha-se do Espírito (Rm 12.1). Alguns, ao que parece, têm medo de entregar a vida a Deus; temem que ele faça alguma exigência nada razoável ou tente fazer-lhes mal de algum modo. Acham difícil acreditar que o caminho de Deus é perfeito (Sl 18.30a ) e que seu plano para nós é "bom, perfeito e agradável" (Rm 12.2).

Conclusão
Então, será que já acertamos os nossos passos com os do nosso Comandante Divino, o Espírito de Cristo, e também com o nosso cônjuge?
Nas três áreas?
· No espírito? Lembra-se como pode fazê-lo?
· Na alma? Lembra-se como pode fazê-lo?
· No corpo? Lembra-se como pode fazê-lo?
· Estamos cheios do Espírito, isto é, totalmente entregues a Jesus, ao seu Espírito, para viver em comunhão com ele, fazendo a sua vontade, conforme está revelada na Bíblia?

Nenhum comentário: