Google
 

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Causas da infelicidade

(Mateus 5)
(Leandro Tarrataca)

O cristão tem como característica fundamental da sua vida a felicidade. Felicidade: elemento fundamental do caráter cristão. O cristão é feliz. Como já dissemos, o cristão nem sempre é rico, nem sempre tem tudo o que quer, mas o cristão é feliz, aliás é mais do que feliz.
A felicidade descrita na passagem do capítulo 5 de Mateus não é um patrimônio futuro, não é uma esperança, é uma realidade presente. Talvez você diga: "Eu não sou feliz". Deixe-me ajudá-lo a entender o que é ser feliz. Feliz é aquele que está satisfeito. Noutras palavras, enquanto você não está satisfeito não está feliz. O termo bíblico para isso é contentamento, quando você tem contentamento, você tem felicidade.

Vamos falar sobre causas da infelicidade ou da desaventuranç a. Por que nós, que deveríamos ser felizes, bem aventurados, nos tornamos pessoas infelizes?

Insatisfação com bens materiais
As pessoas vivem insatisfeitas com os bens que detém. Você deve ter ouvido falar da família Rockfeller, ela foi a família mais rica do mundo. Certa vez perguntaram a um dos membros dessa família quanto dinheiro seria o suficiente, ao que ele respondeu: "um pouquinho mais...". Precisamos entender que dinheiro nunca é demais, as pessoas nunca vão estar satisfeitas com o dinheiro; existem forças humanas e espirituais dizendo que para ser feliz você precisa ter um pouquinho mais... Então passamos a viver uma vida de insatisfação porque acreditamos que a felicidade surgirá quando formos detentores deste ou daquele objeto de desejo. Mas essa não é a verdade.

Entenda, você pode desejar possuir coisas na vida, e coisas melhores, mas não pode colocar sua felicidade sobre isso. A felicidade é um patrimônio interior baseado no seu relacionamento com Cristo e não na grife que você usa, ou do carro que você dirige ou do lugar onde moramos.

I Timóteo 6:6-9 "De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e ciladas e muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males e alguns nessa cobiça se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

Hebreus 13:5 "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes, porque Ele tem dito: de maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: o Senhor é o meu auxílio, não temerei que me poderá fazer o homem."

Então quando combinamos essas duas passagens temos claramente diante dos nossos olhos o fato de que a falta de bens materiais não deve ser a causa da nossa tristeza. Se a causa da sua infelicidade hoje é financeira, quero dizer que deve colocar isso diante de Deus, e deve se lembrar que embora tenhamos decepções na vida financeira, a nossa felicidade independe disso.
Coloque um sorriso no rosto e diga a Deus: "Deus, me perdoe. Eu estava acreditando que minha felicidade dependia dos meus recursos financeiros, mas entendo hoje que eu dependo apenas de Ti."

Nenhum comentário: