Google
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

ATITUDES NOS MOMENTOS DIFÍCEIS

- Aprendendo com Jesus como agir nos Momentos difíceis da vida -

Por: Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Fonte de Consulta: "A Noite em Que Jesus Foi Traído" – Reverendo Antônio Carlos Barro

Todos passamos por momentos difíceis na vida. E algumas vezes esses momentos não são tão momentâneos assim. Em nossa igreja temos alguns exemplos disso – irmãos que em algum tempo do passado começaram a enfrentar dificuldades na área da saúde, cuja expectativa de uma rápida recuperação foi frustrada, e têm tido as suas forças (físicas) minadas por enfermidades que se recusam a "fazer as malas" e irem-se de vez. E, quando uma se vai, não o faz sem antes deixar "de presente" a sua prole maldita.

Os momentos difíceis acontecem! E como acontecem! Diversos em "identidade" , intensidade e tempo de duração, eles vêm e vão, e às vezes ficam, sem fazer cerimônia.

Não ignoramos a existência deles, e nem a possibilidade de que apareçam repentinamente, mesmo sem serem convidados para tentar estragar a festa de uma vida vivida sob relativa tranqüilidade. O que queremos fazer às vezes é nos esquecer, deliberadamente, da existência dos mesmos bem como da possibilidade de um aparecimento iminente.

Esse esquecimento, esse "tirar da mente" não é ruim; é positivo. Porém, uma coisa também é necessária: estarmos preparados para que, quando eles vierem de encontro a nós, tomarmos as atitudes corretas e necessárias.

E quais são essas atitudes?

Podemos aprendê-las com Jesus, e hoje abordaremos algumas delas.

Ninguém há de negar que Jesus viveu momentos difíceis. Ele já veio destinado a sofrer; o sofrimento estava incluso na missão que ele veio para cumprir. É só ler Isaías 53 para se ter uma confirmação disso.

Antes de prosseguirmos em nossa reflexão leiamos um texto bíblico, texto esse que, aliás, é necessário para esse prosseguimento: 1 Coríntios 11.23-26

Depois da leitura desse texto, pensando em como Jesus agiu, podemos alistar algumas boas atitudes para tomarmos em meio aos momentos difíceis da vida. Vejamos:

1) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de conservar

O foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

Atentem bem, amados, para o que a Bíblia nos revela. Ela mostra-nos a atitude de Jesus na noite em que foi traído. Essa noite não foi uma noite fácil para Jesus.

Jesus sabia que sua hora estava chegando, Jesus sabia que Judas o haveria de trair, Jesus naquela noite já sabia da intensidade do sofrimento pelo qual passaria daí a mais um pouco, esse sofrimento já estava bem presente na sua mente ( Mateus 26.37-38 mostra a sua angústia), mas ele não perdeu de vista a missão que veio para cumprir, ele não perdeu o foco que o Pai queria que ele tivesse em sua existência terrena. O que foi que ele fez? Ele instituiu a Ceia do Senhor, o cerimonial representativo do que ele viveria daí a pouco em nosso favor; Ele "tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim."

Qual é, amados, o foco, a coisa central de nossa vida como crentes, como servos de Deus?

O nosso foco é Jesus e a vontade de Jesus para as nossas vidas. Em meio aos momentos difíceis da vida não podemos nos esquecer de que somos servos de Deus.

O Espírito Santo através do escritor aos Hebreus diz-nos que devemos deixar todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e seguir a carreira que nos está proposta olhando firmemente para Jesus, que é o autor e o consumador da nossa fé.

Aprendi em algum lugar que histórias ilustrativas não devem ser muito repetidas, mas, permitam-me os irmãos repetir mais uma vez uma que os amados já conhecem bem, mas que se encaixa perfeitamente no objetivo desse tópico de nossa reflexão:

Conta-se que Ciro, rei da Pérsia, certa ocasião sagrou-se vitorioso numa das suas batalhas e transportou para o seu país todos os inimigos que puderam ser capturados. Entre os inúmeros prisioneiros, estava também um príncipe, com sua esposa e filhos. Estes, por causa da linhagem real, foram levados á presença do rei.

Ao vê-los humilhados à sua frente, o soberano persa, com desmedida ironia, perguntou ao príncipe vencido:

- Quanto me darás em troca da tua liberdade?

- Dar-te-ei a metade do meu reino - respondeu o príncipe imediatamente.

- Diante de tamanha disposição, vejo que tens a vida por preciosa! E se eu, por deferência especial, conceder também a liberdade a teus filhos, o quanto receberei por recompensa?

- Eu entregarei à sua alteza todo o meu reino - falou o príncipe.

- Oferecendo-me em troca da tua liberdade pessoal e a dos teus filhos todo o teu reino, o que me poderás oferecer então pela liberdade da tua esposa? Certamente, ela representará muito para ti.

Só então o príncipe se deu conta de que havia sido precipitado, ao oferecer tudo o que possuía em apenas dois lances daquele jogo de interesses tão bem arquitetado pelo rei persa. Todavia, meditando por um rápido momento, disse com decisão:

- Entrego-me eu mesmo a ti, pela liberdade da minha esposa.

O grande conquistador, apesar de toda a sua crueldade e frieza, sentiu-se esmorecido naquele momento. Então, diante de uma resposta tão cheia de altruísmo e abnegação, acabou por conceder liberdade imediata a toda a família, sem exigir nada em troca.

No percurso de volta ao seu reino, o príncipe indagou da esposa se ela, por acaso, havia observado o quanto era belo e imponente o semblante do rei dos persas. A essa indagação, a princesa respondeu com ternura:

- Não olhei para nada, absolutamente, porque, tinha a minha atenção voltada e os meus olhos fixos naquele que estava pronto a dar-se a si mesmo, em pagamento pela minha liberdade.

Seria extraordinariamente emocionante se uma resposta similar se constituísse na confissão honesta e sincera de cada coração, ao referir-se à pessoa de Cristo. Pudéssemos ter nossos olhos fixos naquele que não somente mostrou-se disposto a entregar-se por nós, mas que de fato se deu para nos salvar. Que a nossa atenção e o nosso interesse se fixem em Cristo de tal maneira que não tenhamos ocasião de olhar para qualquer outra coisa que, embora atraente, nada tenha para nos oferecer.

O foco de nossa visão, amados, em qualquer situação, deve ser Jesus.

Em momentos difíceis muitas vezes "caminhos" se nos apresentam que, aparentemente, serão a solução para as nossas dificuldades. Mas estes mesmos caminhos, muitas vezes, exigem de nós deixar de olhar firmemente para Jesus e nos desviarmos de um outro caminho: o caminho da fidelidade a Jesus.

Mas qual deve ser a nossa atitude? Conservar o foco, não aceitar nenhuma proposta que nos faça sair da presença daquele que um dia nos salvou.

Conheço um irmão que certa vez resistiu bravamente a uma proposta "indecente" destas, que envolvia dinheiro, bastante dinheiro. Acho que esse irmão nunca chegou a ganhar, em nenhum emprego que teve, em três meses, o que ganharia em um. E na ocasião o referido irmão estava desempregado e passando dificuldades.

Então, relembrando, a primeira boa atitude para tomarmos nos momentos difíceis da vida é?

R: conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

E a segunda atitude que quero pensar com os irmãos é:

2) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

É comum, em momentos difíceis, ficarmos fragilizados em nossos sentimentos.

- É comum aparecer o sentimento de auto-piedade

- É comum o aparecimento da ansiedade

- O mau humor é comum

- A tristeza é comum

- E dependendo de qual é o momento difícil é comum o aparecimento da ira e até do desejo de vingança

Mas precisamos entregar os nossos sentimentos a Deus, com sinceridade e disposição para deixar que Ele trate deles, bem como disposição para aceitar o tratamento que Ele prescrever.

O que é que a Bíblia, a Palavra de Deus, e, nesse contexto, poderíamos até dizer "o bloco de receitas de Deus", diz para nós?

- Para quem vive uma dificuldade que lhe deixa ansioso: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:25-33 RA)

"... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5:7 RA)

- Para aqueles que estão enfrentando dificuldades que os deixam desanimados: "Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2 Coríntios 4.16-18)

- Para aqueles cujo momento difícil envolve o relacionamento com alguém, e estão até irados, dentre outros textos apresento estes:

- Provérbios 15:1 diz: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."

- Romanos 12:17 diz: "A ninguém torneis mal por mal..."

- Romanos 12:18 diz: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."

- Romanos 12:21 diz: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

- Romanos 12:20 diz: "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber..."

- E em Mateus 5. 39, 41 e 44 Jesus diz: "... se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra... se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.. Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem"

E por aí vai...

Precisamos buscar em Deus o tratamento para os nossos sentimentos. Precisamos ver qual é a "receita" que Deus tem para nós e "tomar" o "medicamento" , fazer o que Ele recomenda.

O mal de muitos de nós, o fracasso que muitas vezes enfrentamos em nossa vida cristã não é conseqüência de outra coisa senão da falta de diligência em fazer o que Deus nos prescreve em Sua Palavra.

Agora vamos ver o exemplo de Jesus. O que ele fez naquela noite mais terrível de sua vida?

- Em relação ao que ele haveria de passar, nós o vemos dando um "jeitinho" contrário à vontade do Pai só para se livrar ou pelo menos amenizar o sofrimento? NÃO!

- Em relação a Judas, nós o vemos praguejando contra ele, xingando-o, "colocando o dedo em sua cara", "respondendo à altura" ("afinal", Jesus podia dizer, "eu não tenho sangue de barata, e você ultrapassou o meu limite"), expulsando-o de sua presença enquanto ceavam, ordenando os discípulos que dessem uma surra nele? NÃO!

- E em relação àqueles que o prenderam, àqueles que debocharam dele, colocaram-lhe uma coroa de espinhos, àqueles que o crucificaram e àqueles aplaudiam a crucificação, como foi que Jesus agiu?

Será que Jesus não tinha sentimentos? Sim! Mas os sentimentos de Jesus estavam entregues nas mãos do Pai.

Relembremos:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

Pensemos agora na terceira atitude que podemos aprender com Jesus:

3) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente":

Nossos amigos e irmãos em Cristo:

Não foi essa a atitude de Jesus?

Naquela noite de angústia ele conservou-se na presença de seus discípulos, que eram seus amigos e irmãos. E veja o que ele lhes disse quando se sentaram para comer juntos comemorando a Páscoa: "Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento." (Lucas 22.15)

Mas ele não deixou de dizer também que entre eles, assentado à mesa, estava um traidor. Entretanto, os demais eram fiéis, amigos e irmãos de verdade.

Quantos crentes hoje em dia, quando vivem momentos difíceis, afastam-se da igreja. E pior, alguns há que, além de se afastarem da igreja, se fazem rodear de inimigos do evangelho.

Em algumas situações, irmãos, o que precisamos fazer é buscar imediatamente a presença dos nossos irmãos em Cristo.

Conheci, há uns vinte e poucos anos atrás, um jovem muito talentoso. Na ocasião ele era um preso que, por causa do bom comportamento, depois de algum tempo foi-lhe permitido sair durante o dia e apresentar-se na cadeia à noite. Ele era crente; cantamos juntos em um quarteto masculino dirigido por ele. Mas veja o que aconteceu com ele: Um dia algumas pessoas o apanharam em um local escuro e o espancaram bastante. Ferido, ele saiu dali e foi para a companhia de pessoas conhecidas, mas ímpias. Essas pessoas, indignadas, acabaram por induzi-lo ao erro que o levou à prisão: ele matou a tiros o responsável pelo seu espancamento. Será que não seria diferente a história daquele jovem se ele tivesse procurado o apoio e o conselho de seus irmãos em Cristo?

Vamos refrescar a nossa memória:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

Passemos então à quarta atitude:

4) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar.

Foi exatamente isso que Jesus fez. Ele sabia da intensidade do sofrimento pelo qual passaria, mas também os enxergava com os olhos do Pai. Ele sabia o que viria depois; ele sabia que o sofrimento tinha um tempo determinado para acabar; ele sabia que a vitória completa dependia daquele sofrimento e ele sabia das incontáveis e eternas bênçãos que adviriam daquele sofrimento . Por isso, antes de partir o pão, que, no cerimonial que ele instituiria representaria o seu corpo dado por nós, o que ele fez? DEU GRAÇAS!

Irmãos, sabemos que, mesmo sendo fiéis, não estamos imunes, enquanto aqui, aos momentos difíceis da vida. Aos seus discípulos Jesus não escondeu isso, antes os alertou ao mesmo tempo em que os confortou: "...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33 RC)

Vejamos então, com os olhos de Deus, um pouquinho sobre os momentos difíceis da nossa vida. Apenas dois textos: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:3-7 RA)

" E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Romanos 8:28-39 RC)

Recordemos o que vimos até agora:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

- Quarta Atitude? R: "Procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar"

A quinta e última atitude que veremos hoje é:

5) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de "olhar além", olhar para o futuro, embasados e firmados nas promessas de Deus.

Na noite em que foi traído, quando Jesus estava comendo a páscoa com os seus discípulos e instituindo o cerimonial da Ceia do Senhor, acerca do vinho que compartilhavam, ele disse: "Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber novo, no Reino de Deus." (Marcos 14:25 RC)

Jesus estava caminhando em direção à morte de cruz, mas tranqüilamente, com uma certeza inabalável, apontava o futuro para os seus discípulos: estaremos reunidos no Reino de Deus.

Em João 14, depois de falar aos discípulos sobre o seu futuro imediato, os conforta: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3 RA)

Pedro, escrevendo sobre o fim dos tempos se expressa com fé: "O Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça ." (2 Pedro 3:10-13 RC)

Isso é encarar a vida e as dificuldades que ela nos impõe olhando não para as dificuldades em si, mas para aquele que já nos fez e ainda nos fará vitoriosos sobre todas elas.

Eu sugeriria encerrarmos esse tópico cantando a primeira estrofe do hino 500 do CC, se soubéssemos cantá-lo. Como não sabemos (pelo menos eu não sei), quero apenas ler para os irmãos:

Quando meu tempo de lutas passar,

Quando meu Deus para Si me chamar,

Grato, perante Jesus hei de estar;

Glória perene será para mim.

Conclusão

Vamos relembrar?

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

- Quarta Atitude? R: "Procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar"

- Quinta atitude? R: "olhar além", olhar para o futuro, embasados e firmados nas promessas de Deus"

Momentos difíceis, amados, todos os temos. Em menor ou maior grau, diferentes uns dos outros, que passam rápido ou que demoram a passar...

O que vai fazer a diferença é a nossa atitude em relação e em meio a esses momentos.

Que as nossas atitudes sejam as mesmas que encontramos em Jesus.

Nenhum comentário: