Google
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Gente ruim

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;"

(1 Samuel 2:1)

É extremamente complicado e 100% não recomendável jugar as pessoas, especialmente porque não somos perfeitos. Não devemos chamar ninguém de filho de coisa nenhuma. Aqui temos um exemplo de dois filhos de sacerdote, que ministravam no templo, cumpriam os rituais, seguiam as normas e regras, mas seus corações estavam cativos por Belial. Não pertenciam ao Senhor, não o agradavam, não o serviam, e com isso prejudicavam todo Israel.

Da mesma forma e talvez na mesma medida temos pessoas atualmente que são bem intencionadas e mal intencionadas. Nada pode ser usado para medir esta condição além das atitudes e do comportamento destas pessoas, pois Jesus nos ensinou que conheceremos a árvore pelos seus frutos. Infelizmente algumas pessoas, em especial de liderança, acabam se escondendo por detrás de seus títulos e graduações para acobertar seu coração maldoso e sem trato. Isso é ruim, prejudica, não abençoa.

Mas o realmente doloroso é ler que estes meninos não se importavam com o Senhor. Independente de serem quem fossem, quem não se importa com o Senhor vai para o inferno, está condenado, vive debaixo da condenação do pecado, não desfruta das bênçãos de Deus por uma razão muito simples - são inimigos de Deus. Nosso Pai Celeste é pai, não concorrente de mercado ou inimigo de batalha. É pai, como pai nenhum deste mundo consegue ser. Então só existem duas condições de vida neste mundo: filho de Deus e não. Os que são filhos de Deus são aqueles que ouviram Sua voz e o aceitaram crendo no Seu nome, entregaram seus corações a Ele e receberam Dele o direito e o poder de serem chamados de filhos, por adoção conforme João 1:12-13. Os demais, infelizmente e para tristeza de Deus e nossa também, serão e já estão condenados.

Cabe a mim e a você, assim como a qualquer um que se entitule cristão, fazer com que as pessoas conheçam a este Deus maravilhoso e se importem com Ele. Isso será o suficiente para mudar algo ao nosso redor e alegar o coração de Deus.

"Senhor, quero aprender a amar estas pessoas mesmo que jamais consiga faze-lo do tanto que o Senhor ama. Ensina-me a ser relevante e demonstrar que me importo contigo."

ATITUDES NOS MOMENTOS DIFÍCEIS

- Aprendendo com Jesus como agir nos Momentos difíceis da vida -

Por: Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Fonte de Consulta: "A Noite em Que Jesus Foi Traído" – Reverendo Antônio Carlos Barro

Todos passamos por momentos difíceis na vida. E algumas vezes esses momentos não são tão momentâneos assim. Em nossa igreja temos alguns exemplos disso – irmãos que em algum tempo do passado começaram a enfrentar dificuldades na área da saúde, cuja expectativa de uma rápida recuperação foi frustrada, e têm tido as suas forças (físicas) minadas por enfermidades que se recusam a "fazer as malas" e irem-se de vez. E, quando uma se vai, não o faz sem antes deixar "de presente" a sua prole maldita.

Os momentos difíceis acontecem! E como acontecem! Diversos em "identidade" , intensidade e tempo de duração, eles vêm e vão, e às vezes ficam, sem fazer cerimônia.

Não ignoramos a existência deles, e nem a possibilidade de que apareçam repentinamente, mesmo sem serem convidados para tentar estragar a festa de uma vida vivida sob relativa tranqüilidade. O que queremos fazer às vezes é nos esquecer, deliberadamente, da existência dos mesmos bem como da possibilidade de um aparecimento iminente.

Esse esquecimento, esse "tirar da mente" não é ruim; é positivo. Porém, uma coisa também é necessária: estarmos preparados para que, quando eles vierem de encontro a nós, tomarmos as atitudes corretas e necessárias.

E quais são essas atitudes?

Podemos aprendê-las com Jesus, e hoje abordaremos algumas delas.

Ninguém há de negar que Jesus viveu momentos difíceis. Ele já veio destinado a sofrer; o sofrimento estava incluso na missão que ele veio para cumprir. É só ler Isaías 53 para se ter uma confirmação disso.

Antes de prosseguirmos em nossa reflexão leiamos um texto bíblico, texto esse que, aliás, é necessário para esse prosseguimento: 1 Coríntios 11.23-26

Depois da leitura desse texto, pensando em como Jesus agiu, podemos alistar algumas boas atitudes para tomarmos em meio aos momentos difíceis da vida. Vejamos:

1) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de conservar

O foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

Atentem bem, amados, para o que a Bíblia nos revela. Ela mostra-nos a atitude de Jesus na noite em que foi traído. Essa noite não foi uma noite fácil para Jesus.

Jesus sabia que sua hora estava chegando, Jesus sabia que Judas o haveria de trair, Jesus naquela noite já sabia da intensidade do sofrimento pelo qual passaria daí a mais um pouco, esse sofrimento já estava bem presente na sua mente ( Mateus 26.37-38 mostra a sua angústia), mas ele não perdeu de vista a missão que veio para cumprir, ele não perdeu o foco que o Pai queria que ele tivesse em sua existência terrena. O que foi que ele fez? Ele instituiu a Ceia do Senhor, o cerimonial representativo do que ele viveria daí a pouco em nosso favor; Ele "tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim."

Qual é, amados, o foco, a coisa central de nossa vida como crentes, como servos de Deus?

O nosso foco é Jesus e a vontade de Jesus para as nossas vidas. Em meio aos momentos difíceis da vida não podemos nos esquecer de que somos servos de Deus.

O Espírito Santo através do escritor aos Hebreus diz-nos que devemos deixar todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e seguir a carreira que nos está proposta olhando firmemente para Jesus, que é o autor e o consumador da nossa fé.

Aprendi em algum lugar que histórias ilustrativas não devem ser muito repetidas, mas, permitam-me os irmãos repetir mais uma vez uma que os amados já conhecem bem, mas que se encaixa perfeitamente no objetivo desse tópico de nossa reflexão:

Conta-se que Ciro, rei da Pérsia, certa ocasião sagrou-se vitorioso numa das suas batalhas e transportou para o seu país todos os inimigos que puderam ser capturados. Entre os inúmeros prisioneiros, estava também um príncipe, com sua esposa e filhos. Estes, por causa da linhagem real, foram levados á presença do rei.

Ao vê-los humilhados à sua frente, o soberano persa, com desmedida ironia, perguntou ao príncipe vencido:

- Quanto me darás em troca da tua liberdade?

- Dar-te-ei a metade do meu reino - respondeu o príncipe imediatamente.

- Diante de tamanha disposição, vejo que tens a vida por preciosa! E se eu, por deferência especial, conceder também a liberdade a teus filhos, o quanto receberei por recompensa?

- Eu entregarei à sua alteza todo o meu reino - falou o príncipe.

- Oferecendo-me em troca da tua liberdade pessoal e a dos teus filhos todo o teu reino, o que me poderás oferecer então pela liberdade da tua esposa? Certamente, ela representará muito para ti.

Só então o príncipe se deu conta de que havia sido precipitado, ao oferecer tudo o que possuía em apenas dois lances daquele jogo de interesses tão bem arquitetado pelo rei persa. Todavia, meditando por um rápido momento, disse com decisão:

- Entrego-me eu mesmo a ti, pela liberdade da minha esposa.

O grande conquistador, apesar de toda a sua crueldade e frieza, sentiu-se esmorecido naquele momento. Então, diante de uma resposta tão cheia de altruísmo e abnegação, acabou por conceder liberdade imediata a toda a família, sem exigir nada em troca.

No percurso de volta ao seu reino, o príncipe indagou da esposa se ela, por acaso, havia observado o quanto era belo e imponente o semblante do rei dos persas. A essa indagação, a princesa respondeu com ternura:

- Não olhei para nada, absolutamente, porque, tinha a minha atenção voltada e os meus olhos fixos naquele que estava pronto a dar-se a si mesmo, em pagamento pela minha liberdade.

Seria extraordinariamente emocionante se uma resposta similar se constituísse na confissão honesta e sincera de cada coração, ao referir-se à pessoa de Cristo. Pudéssemos ter nossos olhos fixos naquele que não somente mostrou-se disposto a entregar-se por nós, mas que de fato se deu para nos salvar. Que a nossa atenção e o nosso interesse se fixem em Cristo de tal maneira que não tenhamos ocasião de olhar para qualquer outra coisa que, embora atraente, nada tenha para nos oferecer.

O foco de nossa visão, amados, em qualquer situação, deve ser Jesus.

Em momentos difíceis muitas vezes "caminhos" se nos apresentam que, aparentemente, serão a solução para as nossas dificuldades. Mas estes mesmos caminhos, muitas vezes, exigem de nós deixar de olhar firmemente para Jesus e nos desviarmos de um outro caminho: o caminho da fidelidade a Jesus.

Mas qual deve ser a nossa atitude? Conservar o foco, não aceitar nenhuma proposta que nos faça sair da presença daquele que um dia nos salvou.

Conheço um irmão que certa vez resistiu bravamente a uma proposta "indecente" destas, que envolvia dinheiro, bastante dinheiro. Acho que esse irmão nunca chegou a ganhar, em nenhum emprego que teve, em três meses, o que ganharia em um. E na ocasião o referido irmão estava desempregado e passando dificuldades.

Então, relembrando, a primeira boa atitude para tomarmos nos momentos difíceis da vida é?

R: conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

E a segunda atitude que quero pensar com os irmãos é:

2) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

É comum, em momentos difíceis, ficarmos fragilizados em nossos sentimentos.

- É comum aparecer o sentimento de auto-piedade

- É comum o aparecimento da ansiedade

- O mau humor é comum

- A tristeza é comum

- E dependendo de qual é o momento difícil é comum o aparecimento da ira e até do desejo de vingança

Mas precisamos entregar os nossos sentimentos a Deus, com sinceridade e disposição para deixar que Ele trate deles, bem como disposição para aceitar o tratamento que Ele prescrever.

O que é que a Bíblia, a Palavra de Deus, e, nesse contexto, poderíamos até dizer "o bloco de receitas de Deus", diz para nós?

- Para quem vive uma dificuldade que lhe deixa ansioso: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:25-33 RA)

"... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5:7 RA)

- Para aqueles que estão enfrentando dificuldades que os deixam desanimados: "Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2 Coríntios 4.16-18)

- Para aqueles cujo momento difícil envolve o relacionamento com alguém, e estão até irados, dentre outros textos apresento estes:

- Provérbios 15:1 diz: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."

- Romanos 12:17 diz: "A ninguém torneis mal por mal..."

- Romanos 12:18 diz: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."

- Romanos 12:21 diz: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

- Romanos 12:20 diz: "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber..."

- E em Mateus 5. 39, 41 e 44 Jesus diz: "... se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra... se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.. Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem"

E por aí vai...

Precisamos buscar em Deus o tratamento para os nossos sentimentos. Precisamos ver qual é a "receita" que Deus tem para nós e "tomar" o "medicamento" , fazer o que Ele recomenda.

O mal de muitos de nós, o fracasso que muitas vezes enfrentamos em nossa vida cristã não é conseqüência de outra coisa senão da falta de diligência em fazer o que Deus nos prescreve em Sua Palavra.

Agora vamos ver o exemplo de Jesus. O que ele fez naquela noite mais terrível de sua vida?

- Em relação ao que ele haveria de passar, nós o vemos dando um "jeitinho" contrário à vontade do Pai só para se livrar ou pelo menos amenizar o sofrimento? NÃO!

- Em relação a Judas, nós o vemos praguejando contra ele, xingando-o, "colocando o dedo em sua cara", "respondendo à altura" ("afinal", Jesus podia dizer, "eu não tenho sangue de barata, e você ultrapassou o meu limite"), expulsando-o de sua presença enquanto ceavam, ordenando os discípulos que dessem uma surra nele? NÃO!

- E em relação àqueles que o prenderam, àqueles que debocharam dele, colocaram-lhe uma coroa de espinhos, àqueles que o crucificaram e àqueles aplaudiam a crucificação, como foi que Jesus agiu?

Será que Jesus não tinha sentimentos? Sim! Mas os sentimentos de Jesus estavam entregues nas mãos do Pai.

Relembremos:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

Pensemos agora na terceira atitude que podemos aprender com Jesus:

3) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente":

Nossos amigos e irmãos em Cristo:

Não foi essa a atitude de Jesus?

Naquela noite de angústia ele conservou-se na presença de seus discípulos, que eram seus amigos e irmãos. E veja o que ele lhes disse quando se sentaram para comer juntos comemorando a Páscoa: "Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento." (Lucas 22.15)

Mas ele não deixou de dizer também que entre eles, assentado à mesa, estava um traidor. Entretanto, os demais eram fiéis, amigos e irmãos de verdade.

Quantos crentes hoje em dia, quando vivem momentos difíceis, afastam-se da igreja. E pior, alguns há que, além de se afastarem da igreja, se fazem rodear de inimigos do evangelho.

Em algumas situações, irmãos, o que precisamos fazer é buscar imediatamente a presença dos nossos irmãos em Cristo.

Conheci, há uns vinte e poucos anos atrás, um jovem muito talentoso. Na ocasião ele era um preso que, por causa do bom comportamento, depois de algum tempo foi-lhe permitido sair durante o dia e apresentar-se na cadeia à noite. Ele era crente; cantamos juntos em um quarteto masculino dirigido por ele. Mas veja o que aconteceu com ele: Um dia algumas pessoas o apanharam em um local escuro e o espancaram bastante. Ferido, ele saiu dali e foi para a companhia de pessoas conhecidas, mas ímpias. Essas pessoas, indignadas, acabaram por induzi-lo ao erro que o levou à prisão: ele matou a tiros o responsável pelo seu espancamento. Será que não seria diferente a história daquele jovem se ele tivesse procurado o apoio e o conselho de seus irmãos em Cristo?

Vamos refrescar a nossa memória:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

Passemos então à quarta atitude:

4) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar.

Foi exatamente isso que Jesus fez. Ele sabia da intensidade do sofrimento pelo qual passaria, mas também os enxergava com os olhos do Pai. Ele sabia o que viria depois; ele sabia que o sofrimento tinha um tempo determinado para acabar; ele sabia que a vitória completa dependia daquele sofrimento e ele sabia das incontáveis e eternas bênçãos que adviriam daquele sofrimento . Por isso, antes de partir o pão, que, no cerimonial que ele instituiria representaria o seu corpo dado por nós, o que ele fez? DEU GRAÇAS!

Irmãos, sabemos que, mesmo sendo fiéis, não estamos imunes, enquanto aqui, aos momentos difíceis da vida. Aos seus discípulos Jesus não escondeu isso, antes os alertou ao mesmo tempo em que os confortou: "...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33 RC)

Vejamos então, com os olhos de Deus, um pouquinho sobre os momentos difíceis da nossa vida. Apenas dois textos: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:3-7 RA)

" E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Romanos 8:28-39 RC)

Recordemos o que vimos até agora:

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

- Quarta Atitude? R: "Procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar"

A quinta e última atitude que veremos hoje é:

5) Nos momentos difíceis da vida precisamos tomar a atitude de "olhar além", olhar para o futuro, embasados e firmados nas promessas de Deus.

Na noite em que foi traído, quando Jesus estava comendo a páscoa com os seus discípulos e instituindo o cerimonial da Ceia do Senhor, acerca do vinho que compartilhavam, ele disse: "Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber novo, no Reino de Deus." (Marcos 14:25 RC)

Jesus estava caminhando em direção à morte de cruz, mas tranqüilamente, com uma certeza inabalável, apontava o futuro para os seus discípulos: estaremos reunidos no Reino de Deus.

Em João 14, depois de falar aos discípulos sobre o seu futuro imediato, os conforta: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3 RA)

Pedro, escrevendo sobre o fim dos tempos se expressa com fé: "O Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça ." (2 Pedro 3:10-13 RC)

Isso é encarar a vida e as dificuldades que ela nos impõe olhando não para as dificuldades em si, mas para aquele que já nos fez e ainda nos fará vitoriosos sobre todas elas.

Eu sugeriria encerrarmos esse tópico cantando a primeira estrofe do hino 500 do CC, se soubéssemos cantá-lo. Como não sabemos (pelo menos eu não sei), quero apenas ler para os irmãos:

Quando meu tempo de lutas passar,

Quando meu Deus para Si me chamar,

Grato, perante Jesus hei de estar;

Glória perene será para mim.

Conclusão

Vamos relembrar?

- Primeira atitude? R: Conservar o foco que Deus quer que tenhamos em nossa vida como crentes.

- Segunda atitude? R: Deixar Deus tratar dos nossos sentimentos.

- Terceira atitude? R: "Buscarmos nos rodear da presença das pessoas que nos amam e que podem nos ajudar a "ir em frente": nossos amigos e irmãos em Cristo."

- Quarta Atitude? R: "Procurar enxergar a situação com os olhos de Deus e encontrar então motivos para agradecer ao invés de lamentar"

- Quinta atitude? R: "olhar além", olhar para o futuro, embasados e firmados nas promessas de Deus"

Momentos difíceis, amados, todos os temos. Em menor ou maior grau, diferentes uns dos outros, que passam rápido ou que demoram a passar...

O que vai fazer a diferença é a nossa atitude em relação e em meio a esses momentos.

Que as nossas atitudes sejam as mesmas que encontramos em Jesus.

~ Deus é contigo ~

SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? (Romanos 8:31)

Amados que a paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos. Louvado seja o nome do
Senhor Jesus, esta é a palavra do Senhor para as nossas vidas esta semana.
Obrigado Jesus.

Meu irmão e minha irmã, Deus manda he dizer que ELE É CONTIGO, louve a Deus por
isso, e seu Deus é contigo quem será contra ti? Ninguém amados, ninguém, nem
nada.

Então amados confie no Senhor, busque o Senhor mais e mais, esteja sempre na
presença Dele, pois Deus é por você, é por nós, e ninguém poderá com você se
você estiver com Deus, nada lhe vencerá.

Nada será contra você, o divórcio, os vícios, o adultério, as doenças, os
problemas financeiros, o desemprego, nada amados, nada será contra você. Então
fique firme com Deus, mesmo que pareça impossível o seu problema, fique firme,
pois o Senhor lhe diz: EU SOU CONTIGO E NADA TE ATINGIRÁ.

Creia você com Deus é maioria. Se precisar de oração me ligue, a qualquer hora.

Fiquem na paz.

Autoria: Dagoberto Prata

Tempestades e Esperanças

Por: Rev. Sérgio Andrade

"E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-Lo, clamando: Senhor,salva- nos, porque perecemos!". ( Evangelho de Mateus, 8.23 a 27)

Devemos reconhecer que temos enfrentado em nosso viver diário inúmeras tribulações e desafios. Negar nossa realidade poderá favorecer a alienação e o afastamento daquilo que Deus quer nos ensinar através das tempestades. É só olhar para a Bíblia e descobrir a história de homens e mulheres que viveram em meio aos temporais e ventanias da vida. Pessoas que experimentaram mais do Altíssimo em tempos de tristezas, lutas e decepções. Talvez seja este o nosso grande desafio: cultivar a esperança, quando o coração parece desistir.

Se os ventos continuam a soprar e a chuva a cair, somos convidados a perceber que os céus se aproximam de nós. Esta santa interação proporciona paz e equilíbrio (fruto do Espírito), gerando em nós a certeza que não naufragaremos, pois o Senhor permanece conosco (evangelho de Mateus 8.23-27). É Desse modo que devemos encarar as adversidades que surgem ao longo da jornada. Não há outra escolha. É Preciso atravessar mares e saber que o Todo Poderoso está ao lado daqueles que nEle confiam, caso contrário naufragaremos.

Continue firme na Igreja do Senhor. Saiba que somos gente reunida para proclamar e viver as esperanças de Deus nesta geração. Em meio as tribulações aprenderemos, cada vez mais, a prática do encontro e da construção de uma comunidade de serviço, reafirmando nosso compromisso com o acolhimento das pessoas, o diálogo humilde e o exercício constante do amor em Cristo Jesus. Embarcação de muitos que buscam portos seguros.

Que venham as tempestades! Que brotem as esperanças!

Ânimo em meio às aflições

Irmãos amados a vida geralmente é muito severa, dura e sofrida! O Senhor Jesus já avisou-nos que os seus servos teriam estas provações (Jo 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo.) e elas realmente vêem, somos surpreendidos pelas dificuldades em momentos nos quais a fraqueza aparentemente nos envolve a carne logo se deixa tomar pela tristeza e abatidos, a tendência é acolhermos o desespero. Com a carne em alta, fechamos a porta para o agir do Espírito de Deus, ficamos sem direção e o horizonte tornar-se sombrio!

Servos amados, o mandamento do Pai é que devemos ser fortes (Ef 6.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.), porém, para que tenhamos força, paz e o coração cheio de esperança e necessário que haja uma volta para os caminhos de Deus é preciso deixar-se encher pelo amor, quando amamos (Mt 22.37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. ) verdadeiramente ao Senhor, somos constrangidos, mesmo em meio à fraqueza, a desenvolvermos uma vida de comunhão e o enchimento pelo Espírito Santo.

É a vida santa e pura (Lv 20:7 Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. 1Pe 1:16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.) que nos habilita a recebermos de Deus meios para sermos inabaláveis, firmes como a rocha e aptos a vencermos toda e qualquer sorte de tentações e ou provações produzidas pelas ações do maligno. Quando a vida é santa, os frutos (resultados) produzidos são segundo o coração de Deus (Gl 5:22-25 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!), mas, se contrariam ao Pai é certo que estamos longe dEle e abertos ao toque do inimigo.

Procure desenvolver uma vida de amor a Deus santa, pura e cheia do Espírito Santo medite continuamente na Palavra Santa, sejas firme nas orações e sacrifique continuamente com jejum é um sacrifício agradável a De us. Quando nos encontramos nesta verdade de Deus somos vencedores (Rm 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.), capacitados a prosseguir nesta terra com a vida cheia e o coração transbordante de esperança e vitórias. ânimo portanto!

Para vencer as investidas do maligno é preciso que tome posse da autoridade dada por Deus, declare ao maligno, todas as manhãs que és do Senhor, ore nestes termos: "Declaro em nome do Senhor Jesus que este dia é para a Sua honra e glória e, proíbo a ação do diabo e seus demônios contra a minha vida e as coisas que me pertence!\" (esta declaração é apenas um exemplo, a tua comunhão com o Senhor certamente o fará ser mais especifico.) A seguir, se vista com a armadura do Senhor :
(Ef 6:11-18 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.) E procure ser santo e fiel a Deus em teu agir, para que não abras brechas e permita que o diabo tenha condições de tocar em tua vida.

Irmãos, as aflições e problemas sempre estarão a nosso lado, o que não podemos permitir é que a carne se deixe abalar, interferindo na fé e no agir de Deus na vida.

Não Retroceda!

"O meu justo viverá pela fé; e se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma."
(Hb 10.38,39)

Nós não somos do tipo de pessoas que voltam atrás e se perdem. Pelo contrário, temos fé e somos salvos. A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.



É preciso que tenhamos em mente a certeza que somos do Senhor e jamais retroceder em nossa fé, seja qual for o motivo e ou razão. As dificuldades (financeiras, pessoais, sociais, etc.) são comuns àqueles que atravessam os desertos desta vida, no entanto, são totalmente superáveis. Os exemplos de vitórias estão na Bíblia; todos aqueles servos foram "testados" ao extremo, porém, preferiram abrir mão da própria vida a negarem o Senhor, que os levantou e os encheu com o Espírito Santo.



Mas, muitos retrocedem! As dificuldades dessa vida são motivos que levam muitos a desistirem da caminhada em direção ao Céu; e por isso negam o Senhor Deus e o seu amor dedicado às suas vidas.

Retrocedem, quando depositam seus corações na busca desenfreada pelo dinheiro, e bem-estar pessoal. Retrocedem, ao desejarem viver as práticas comuns aos ímpios.



Retrocedem, quando se deixam levar por relacionamentos "impuros", pela sexualidade louca desta terra e prazeres decorrente de tais práticas.

Retrocedem, quando permitem que a incredulidade entre na vida e construa seus alicerces.

Retrocedem, quando os frutos comuns aos homens que não conhecem a Deus, são manifestos no agir.

Retrocedem, quando a vida torna-se morna, fria, apática. Coração fechado para o Senhor.

Retrocedem, quando as portas são abertas e os problemas desta vida, tomam o primeiro lugar no coração.

Retrocedem, quando a oração foi abandonada, a Palavra deixa de ser sinônimo de alimento e viver em santidade uma condição facultativa.

Retrocedem, quando da boca jorram águas amargas.



Querido amigo é tempo de mostrarmos a força que o Espírito de Deus nos concede, marchando com firmeza em direção à pátria celeste. "...Somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." Assim, seremos vencedores e pisaremos sobre a cabeça de nosso inimigo.



Não retroceda, por mais difícil que esteja sua vida, não desista de seguir a Jesus, pois segui-lo continua sendo e sempre será o mais fascinante projeto de vida. Olhe para Jesus, pois é dele que vem o nosso socorro. E lembre-se Jesus é o único caminho, não há outro caminho a não ser Jesus. Se está difícil com Ele, imagine sem Ele.

Inferno: Quem, Como, Por que, Quando?

Dr. George Alquist, Jr.
Tradução e adaptação: Valdenira N. De M. Silva


QUEM MERECE IR PARA O INFERNO?

Todos! Isto mesmo, TODOS nós! Mas como pode ser isto, Que TODOS merecem ir ao inferno? Porque é o que a Bíblia, a Palavra do próprio Deus, diz: "Porque TODOS Pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3:23) TODOS, isto significa cada ser humano! Isto Significa você e eu: "Mas, quanto aos tímidos, e aos
incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos Fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a Todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde
Com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Ap 21:8). Ah! Todos nós somos culpados aqui. Todos os Que já pecaram (pelo menos uma vez, isto é o
Suficiente) e todos que já mentiram (Lembre que um só Assassinato faz de quem o cometeu um assassino, Portanto uma só mentira faz de quem a disse um
Mentiroso!) merecem ir para o inferno.

POR QUE TODOS MERECEM IR PARA O INFERNO?

Por causa do pecado! "... A alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4). O pecado nos impede de Entrar no céu e exige uma penalidade. "Porque o salário do pecado é a morte, ..." (Romanos 6:23). Por Causa do pecado nós somos inadequados para o céu. "E Agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não
Podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção." (2Cor 15:50). "E não entrará nela coisa Alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; Mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Apo 21:27). Por causa do pecado que há em Nossas vidas, até mesmo nossas melhores ações são inaceitáveis diante de Deus. "Mas todos nós somos como O imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; ..." (Is 64:6). Deus não deseja que as
Pessoas vão para o inferno (2Pedro 3:9); mas, uma vez Que Ele é perfeito e justo, não pode fechar os olhos Como se não visse nosso pecado e fingir que ele não
está ali, nem pode deixar de aplicar a justa Penalidade para o pecado, que é o tormento eterno no Inferno.

COMO AS PESSOAS EXISTIRÃO NO INFERNO?

O inferno é chamado de segunda morte, em Apocalipse 20:15. Esta é uma morte espiritual. As pessoas existirão conscientemente e para sempre, em um lugar
Literal de fogo literal, em tormento sem [absolutamente] nenhuma esperança de escape ou de Aliviamento. TORMENTO: "E, clamando, disse: Pai Abraão, tem
misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, Porque estou atormentado nesta chama." (Lc 16:24). Seu
Pedido foi negado! Ali haverá lamentação, choro, dor, Sofrimento, tormento, ranger dos dentes (Mat 13:42).
ETERNO: "E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; Melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, Tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que
Nunca se apaga," (Mc 9:43).
EXISTÊNCIA CONSCIENTE: "Os pecadores de Sião se Assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem Dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?" (Is 33:14). [Ver também o rico em Luc 16:24.]
ESCURIDÃO: Para quem está reservada a obscuridade da escuridão para sempre? (resposta em Judas 13). As Pessoas existirão para sempre no inferno, em
[absoluta] escuridão e em tormentos de chamas de fogo Eternas, sofrendo indescritivelmente com toda a consciência.

QUANDO AS PESSOAS VÃO PARA O INFERNO?

No exato momento da morte. "E, como aos homens está Ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o JUÍZO," (Hb 9:27). Não há nenhuma segunda chance! Uma Vez que um indivíduo deixou este mundo sem receber Cristo como seu Salvador e sem receber o pagamento de Cristo por seu pecado, somente a certeza do inferno Eterno o aguarda. Por isto é dito: "HOJE se ouvirdes Sua voz, não endureçais os vossos corações..." (Heb 3:15). "Eis aqui AGORA o tempo aceitável; Eis aqui AGORA o dia da salvação" (2Co 6:2). Cada pessoa pode e Deve e tem de ser salva do castigo que está por vir, Se vier HOJE, enquanto ele ou ela ainda está vivo e Capaz, a crer e confiar em Cristo pela fé. O amanhã Pode ser muito tarde: "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará" (Pro 27:1). Você deve receber Cristo como seu Salvador, HOJE.

QUE TENHO QUE FAZER?

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..." (Atos 16:31). Se você parar neste momento, e receber Jesus Cristo como seu Salvador (João 1:12), colocando toda a
sua confiança e fé nEle para salvá-lo, Ele o salvará! Ele prometeu isto. "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rom 10:13). Você pode
contar com isso ou com nada mais, para perdoar seus pecados e fazê-lo apto para o céu. Somente o Senhor Jesus Cristo.

FAÇA ISTO, AGORA!

Ore, agora mesmo: Querido Senhor, eu sei que eu sou um pecador indigno do céu e sou plenamente merecedor do inferno e estou a caminho para ele. Eu agora me volto somente para Jesus Cristo e recebo-O como meu Senhor e Salvador, confiando nEle para perdoar meus pecados e para me dar a vida eterna. Obrigado Senhor, por salvar-me dos castigos e tormentos do inferno, através do sacrifício do teu próprio Filho unigênito, Deus-Filho em carne humana, em meu lugar. Ajude-me
honrá-Lo com minha vida.

E AGORA? [QUE FAZER DEPOIS DE SER SALVO?]

Encontre uma boa igreja, realmente bíblica, vá à frente e diga às pessoas que você foi salvo (Mat 10:32), batize-se e torne-se membro dela.

E SE EU TIVER OUTRAS PERGUNTAS?

Nós queremos ajudar em qualquer coisa que pudermos. Se você tem outras perguntas, por favor sinta-se à vontade para me visitar no endereço abaixo ou para me
telefonar. Se você recebeu Cristo como seu Salvador pessoal, nós queremos felicitá-lo por fazer a decisão mais importante de sua vida. Que Deus possa abençoá-lo
enquanto você procura servi-Lo.

TRANSFORME A SUA CASA EM UM LAR

Por: Valdenira Nunes de Menezes Silva
(Estudo parcialmente baseado no livro:
"A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher" de Elizabeth George)
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Provérbios 14:1)

Em minha casa viviam nove pessoas - meu pai, minha mãe e sete filhos.
Meu pai, até onde minha mente alcança, era sargento da Polícia Militar do meu Estado. E com o pequeno ordenado que tinha, ele nos supria com uma alimentação razoável, nos vestia adequadamente e pagava a nossa escola.
Minha mãe cuidava dos sete filhos com todo amor e disciplina.
Apesar da situação financeira não ser das melhores, ela conseguia transformar nossa casa em um lar. Não havia nem cozinheira nem costureira melhor do que ela. Sempre que nós, filhas, precisávamos de um vestido novo para uma festa, para nos encontrarmos com um namorado, ela estava pronta para transformar um pequeno retalho num lindo vestido e nos transformar em verdadeiras princesas.

Agradeço a minha mãe pela sua sabedoria em saber:
* Multiplicar uma pequena refeição em um verdadeiro banquete;
* Transformar um simples retalho de tecido em um lindo vestido de festa;
* Convencer-nos que aquela dorzinha, dentro de poucos minutos, desapareceria;
* Estar com cada uma de nós, na maternidade, quando tínhamos nossos filhos;
* Transformar nossa pequena e humilde casa em um verdadeiro palácio.

Obrigada, Senhor, pela mãe maravilhosa que o Senhor me deu! Obrigada pela mãe boa, carinhosa e que foi um exemplo a ser seguido por nós que queremos transformar nossa casa em um lar.

E que Tu, Senhor, nos capacite e nos dê sabedoria para sabermos ser um exemplo para nossas filhas, noras e netas. E que elas também saibam transformar suas casas em lares onde seus maridos e filhos possam chamá-las de "bem aventuradas" e "seu marido também, e ele a louva." (Pro 31:28)

I) Como Edificar Meu Lar

Apesar de minha mãe não conhecer o Senhor Jesus (graças a Deus ela O aceitou já bem velhinha!), na época em que eu era criança, ela edificava a sua casa do modo como a Bíblia ensina - com sabedoria.

Somente a mulher que ama o marido e os filhos é que quer edificar o seu lar e segue os conselhos de Deus quando Ele diz:
"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas." (Pro 9:1)

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Pro 14:1)

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis." (Pro 24:3-4)

"Está atenta ao andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça." (Pro 31:27)

Veja, amada irmã, como o livro de Provérbios é rico em conselhos para nós que queremos edificar o nosso lar.

A mulher sábia tem que ter tempo para colocar na edificação do seu lar tijolo por tijolo. Ela não pode "comer o pão da preguiça" mas tem que ser uma "mestre de obra" trabalhadora e capaz de construir o seu lar cuidadosamente.

Na construção do nosso lar, temos que ter empenho, determinação e coragem, e, além de tudo isto temos que usar o nosso coração para que tudo seja transformado.

Se, realmente, queremos transformar nossa casa em um lar, temos que, antes de tudo, fazermos a nós mesmas as seguintes perguntas:
* O meu coração está, realmente, determinado a fazer esta transformação?
* Estou mesmo querendo "formar um lar", "edificar um lar" e "cuidar de cada aspecto do lar"?
* Será que estou me importando com isto?
* Será que estou pronta para usar todos os dons que Deus me concedeu, neste projeto que Ele me deu?

Tenho que me empenhar de corpo e alma neste projeto para que esta edificação tenha um bom alicerce e que cada passo que eu der seja com o Senhor me dando força, perseverança e a Sua orientação.

Como mulher que deseja de coração dar à sua família um lar edificado e alicerçado na Palavra de Deus, tenho, então, que:

1- Orar

A oração é o meio que usamos para alcançar o nosso alvo, o nosso objetivo.
Quando oro, meu coração é transformado e fico submissa à vontade de Deus. E, a vontade de Deus é que eu tenha um lar abençoado e dentro dos padrões divinos. Deus tem e quer o melhor para mim.

Como a Palavra de Deus diz, devo orar "sem cessar". Tenho que orar ao levantar, ao deitar, ao planejar o meu dia de trabalho (e que através dele, toda a minha família seja abençoada!), quando estou trabalhando. .. Enfim, que cada coisa que eu fizer, eu a faça como se estivesse fazendo para o Senhor (Col 3:23), não esquecendo, no fim do dia, de agradecê-Lo pelas bênçãos e vitórias adquiridas.

2- Ter determinação

Quando eu desejo, de todo o meu coração, edificar o meu lar, tenho que ter determinação que na verdade, é uma tarefa difícil, porém possível de se adquirir. No entanto, quando não é meu desejo edificar o meu lar, na verdade, não estou. fazendo o que é certo, aos olhos de Deus. Devo, então, mudar a minha atitude e propor no meu coração que vou edificá-lo porque é esta a vontade de Deus. Confie no Senhor! Peça que Ele mude o seu coração (Pro 21:1). Prometa ao Senhor que vai se esforçar para Lhe obedecer e fazer, de coração, tudo que Ele colocar diante de você. Peça que Ele abra os caminhos e que lhe dê coragem e determinação. Seja obediente e se transforme numa mulher determinada à medida que você Lhe obedece. "Esteja alerta, espere pelas bênçãos, e tome nota quando chegarem." Como instruiu o salmista: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome." (Sal 103:1)

3- Estar presente

Há um ditado que diz: "Pão seco no lar é melhor do que carne assada em qualquer outro lugar!"

Podemos conhecer outros países, ou outras cidades, hospedarmo-nos em hotéis cinco estrelas mas nada se compara ao aconchego do nosso lar, nem à nossa comidinha caseira.

Mas que adianta você pensar assim e não estar presente em seu lar?

Quanto mais ficamos em nossa casa mais tempo temos de cuidar dela, mais tempo temos de edificar o nosso lar.

Se você cuida carinhosamente do seu lar, com certeza, ele será o lugar onde você e seu marido sempre gostarão de estar.

4- Ter tempo

Ter "tempo é a chave para cuidar de seu lar... ou de qualquer outra coisa."

* Como vou confeccionar uma toalha para minha mesa, se não tenho tempo?
* Como vou colher flores do meu jardim para colocar no vaso que enfeita a mesinha da minha sala de estar, se não tenho tempo?
* Como vou fazer aquele pudim que meu marido tanto gosta, se não tenho tempo?
* Como vou confeccionar o vestido que minha filha tanto precisa, se não tenho tempo?

Irmãs, lembrem-se que "nada maravilhoso ou esplêndido acontece do nada. É necessário tempo e cuidado para que o lar cresça."

II) Sabedoria, Entendimento e Conhecimento - Requisitos Necessários Para Edificar o Lar

Provérbios 24:3-4 nos diz que: "Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis."

Se eu decido, no meu coração, edificar um lar para mim e para a minha família, tenho que, primeiramente, ter em mãos a planta da casa que quero edificar. E onde vou encontrar esta planta?

Posso encontrá-la na Palavra de Deus. E agora, com ela em minhas mãos, posso construir a minha casa e firmá-la na Rocha que é Jesus Cristo. E, com certeza, ela ficará firme mesmo que apareçam tempestades, terremotos ou furacões. Por quê?

Porque Cristo é a Rocha, é o alicerce onde irei construí-la e nada nem ninguém a derrubará.

Depois, já com a planta do meu lar em mãos, vou por o plano de Deus em prática.

Como posso por o plano de Deus em prática?

Simplesmente, orando e arregaçando as mangas para iniciar, com muita determinação, o trabalho que o Senhor Deus colocar diante de mim. Se, realmente, eu seguir o sábio conselho de Deus, então, como diz a Sua Palavra: "E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis." (Pro 24:4)

III) Conselhos Que Orientarão Na Edificação Do Lar

* Devo orar ao Senhor pedindo-Lhe sabedoria para saber como edificar o meu lar de acordo com Seus planos.
* Devo entrar em "cada cômodo", passar "cinco minutos verificando se eles estão limpos, organizados, agradáveis, acolhedores e confortáveis." Devo me certificar se "eles passam a sensação de que foram cuidados."
* Ao chegar nos quartos, devo verificar tudo e orar pelos donos.
* Devo cuidar das camas - com lençóis limpos e cheirosos -, da mesa - com uma linda toalha e um arranjo de flores.
* Devo cuidar carinhosamente e com planejamento das refeições.
* Devo observar e cuidar da saúde de toda a família.
* Devo cuidar, também, de mim mesma.
* Devo procurar ler livros que me ensinem a poupar o tempo e tornar o serviço mais rápido.
* Devo compartilhar com minhas filhas, noras e netas tudo que tenho aprendido a fim de que elas se tornem mulheres segundo o coração de Deus.
* Devo transformar a minha casa em um "lar-doce-lar" e Deus não só me abençoará mas também a meu marido e filhos.

Que Deus nos abençoe nesta séria decisão que temos que tomar de transformar nossa casa em um lar

Feridas da alma

Letícia Thompson


Feridas na alma são aquelas que doem mesmo quando não vemos mais o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente e, portanto, no silêncio da noite elas voltam e incomodam. Às vezes impedem o sono. E doem... dói o peito, doem os olhos, dói o coração...
São aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferença, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era essencial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança.
Todos os anos possíveis gastos em terapia podem até amenizar o sentimento doloroso, mas não apagar. O tempo também não apaga. Mesmo se a memória procura mil facetas de "esquecer", há sempre aquele dia em em um fato ou qualquer outra coisa pode trazer tudo à tona.
Infelizmente, as centenas de mensagens de auto-ajuda também não conseguem curar esse tipo de doença que consome a alma. Remédios são inúteis, quando não prejudiciais mesmo.
E então? Estamos condenados a viver o resto das nossas vidas carregando essa "bola" acorrentada nos pés, como prisioneiros condenados?
Não necessariamente. ..
O primeiro grande passo é a vontade de se curar. Sem isso, nada feito. Ninguém pode fazer por nós o que não desejamos nós mesmos. Sabe-se que mesmo fisicamente uma pessoa não pode curar-se sem que haja uma íntima vontade e desejo de se estar curado. Não são os médicos que fazem milagres, eles fazem a parte deles. Mas o maior trabalho fica por conta da própria pessoa.
Depois... só há um meio de apagar essas cicatrizes que se abrem com freqüência: entregar, inteiramente, nossos males nas Mãos dAquele que "verdadeiramente tomou sobre si todas as nossas dores."
Ainda assim não é fácil, pois para entregarmos é necessário tirar uma parte da gente e se desligar dela. E o ser humano não está preparado para isso. Não que ele não queira, mas porque não é mesmo fácil.
É necessário uma enorme força de vontade e um amor profundo por si mesmo e por aqueles que nos amam e querem que estejamos bem. É necessário uma dose muito grande de perdão. É necessário tentar esquecer uma página do livro da própria vida, rasgá-la, queimá-la. E depois, é preciso a aprender a viver sem essa parte, viver uma vida nova e diferente.
É realmente difícil... mas possível! E possível somente se a própria pessoa se dispõe a isso. É algo pessoal, muito pessoal... Pessoal, entre Deus e nós...



O grande amor
© Letícia Thompson


O grande amor nada tem a ver com grandes momentos ou coisas extraordinárias vividas juntos. Nada tem a ver com loucas paixões que queimam e viram cinza algum tempo depois. O "não sei viver sem você" não conhece nada do grande amor, porque as pessoas sempre sobrevivem às decepções amorosas e serão capazes de se entregar ainda e ainda ao fogo do amor, se ele chega.
Quem fica esperando o grande amor e acha que o encontrou cada vez que consegue dizer "te amo" a outra pessoa e que pensa que aquilo vai durar para o resto da vida, acaba se decepcionando. Porque amores vêm e vão. Amores chegam, enfeitam a vida por algum tempo, dão a idéia de infinito, de irreal, de coisa única e depois desaparecem lentamente, como miragem quando se chega muito perto. Percebemos assim que as juras de amor eterno não conhecem nada de eternidade.
O grande amor não é aquele por quem se quer morrer por ele. Romeu e Julieta eram jovens demais e eternizaram a idéia de que para se ter um grande amor é necessário saber morrer por ele.
O grande amor, só se sabe que era ele depois. Depois de todos os amores que invadiram e fugiram, dos que enlouqueceram e dos que trouxeram a razão. O grande amor, só se reconhece olhando pra trás, nunca pra frente.
É aquele quando, se olhando pra trás e se somando todos os amores vividos, sabe-se reconhecer qual deles era a verdadeira essência, o que não ficou destruído mesmo depois que todos os sonhos se foram.
O grande amor é aquele que fica quando, anos depois, mesmo se conhecendo o outro de cór, sabendo adivinhar os pensamentos e mínimos gestos, mesmo não havendo mais mistérios, ainda se é capaz de olhar nos olhos do outro e dizer com serenidade: - Eu te amo

Não se desvie

"SOMENTE SEJA FORTE E MUITO CORAJOSO! TENHA CUIDADO DE OBEDECER A TODA A LEI QUE
O MEU SERVO MOISÉS LHE ORDENOU: NÃO SE DESVIE DELA, NEM PARA A DIREITA, NEM PARA
A ESQUERDA, PARA QUE VOCÊ SEJA BEM SUCEDIDO POR ONDE QUER QUE ANDAR" (Josué
1:6-7)

Amados que a paz de Nosso Senhor Jesus estejam com todos, esta é a Palavra do
Senhor para nossas vidas esta semana.

Deus te manda ser forte, ficar firme, não desistir, e ser MUITO corajoso,
percebam que Ele manda ser MUITO corajoso, então meu irmão e minha irmã, a luta
é grande, eu sei, e Deus sabe por isso Ele te manda ser MUITO, mas se Ele manda
é porque Ele sabe que você pode, e se você tem agüentado até agora é porque é
MUITO corajoso.

E tenham cuidado para não se desviar dos caminhos do Senhor só assim você será
bem sucedido e terá a vitória. Quantas vezes nos desviamos dos caminhos do
Senhor, ai vem os problemas ocasionados por este desvio e depois ficamos
questionando o Senhor do porque esta acontecendo as lutas. Cuidado amados se um
dia se desviou e hoje esta na luta por causa deste desvio, volte até onde
aconteceu o desvio e se conserte e Deus vai te abençoar.

Se as lutas que passa não é por desvio seu, fique firme, seja MUITO corajoso e
MUITO corajosa e Deus vai te abençoar, somente seja forte e não desista e verás
a glória de Deus se manifestar na sua vida. Estou orando por você e sei que a
vitória virá em Nome de Jesus.

Robôs adoradores

Por Ramon Tessmann



Robôs Adoradores Há algo que Deus tem ministrado profundamente em meu coração nos últimos dias. É impressionante como o povo de Deus sabe tão pouco sobre Ele e têm tão pouca intimidade com Ele. O povo de Deus tem dificuldade para desassociar o conhecimento e a intimidade com Deus das atividades ou reuniões da igreja.

Deus falou isso ao meu coração. Alertou-me. Porque eu estava seguindo neste perigoso caminho robótico, mecânico e frio de permanecer apenas executando as atividades da igreja. Pensava eu que este trabalho todo traria intimidade com Deus. Pensava eu que trabalhando para Ele eu conseguiria ser um amigo mais íntimo.

E fui mais longe. Pensava eu que ficar ouvindo músicas evangélicas o dia todo traria intimidade automática. Achei que tocar e cantar músicas de conteúdo cristão por si só já faria com que eu mergulhasse nas profundezas de Deus. Rompi todos os limites quando pensei que somente indo aos cultos já era o suficiente para que um dia Deus me revelasse coisas inefáveis escondidas em Seu coração.

Com 26 anos de igreja percebi que nada do meu trabalho iria ajudar alguma coisa no meu relacionamento com Ele se eu não me dispusesse a conhecer o coração Dele. Ele é meu Pai, não meu patrão, ora bolas! Não quero ter um relacionamento com Deus de patrão – empregado, e sim de Pai - filho!

Deixe-me ser prático. Ás vezes quando eu chegava em casa de uma reunião na igreja eu pensava: "Ah, não preciso falar com Deus antes de dormir. Estava até agora trabalhando na obra Dele". Quando vamos aprender que trabalhar para Deus não é o mesmo que amar e se relacionar com Deus??? Quando vamos aprender que Deus prefere que falemos com Ele, que o relacionamento vem antes do trabalho?

Então um dia desses resolvi fazer algo diferente. Ao invés de me deitar na cama e ligar a televisão do quarto, meditei na Palavra de Deus. Depois apaguei a luz e comecei a falar com o Espírito Santo. Foi uma experiência incrível sentir que a Presença Dele estava ali. Na verdade Ele sempre está conosco (Mateus 28:20), nós é que somos insensíveis demais para perceber, ou simplesmente para crer. Ou somos preguiçosos demais para buscar, ou materialistas demais para entender as coisas espirituais. Você pode ser incrédulo como Tomé ou teológico como Nicodemos. O fato é que precisamos detectar os muros que nos impedem de mergulhar na profundidade de Deus. Precisamos quebrar aquilo que nos leva a ser meros robôs evangélicos.

Deus é muito profundo, muito maravilhoso. Mas para descobrirmos a intimidade Dele precisamos buscar, buscar e buscar. Não somente através de rituais, cultos e reuniões. Mas com o coração ardendo em qualquer lugar. Desde aquele quartinho escuro de sua casa, o seu escritório, até a biblioteca de sua escola, são lugares que podem se tornar lugares de adoração (Jo 4.21).

Não seja um mero robô adorador, que está programado apenas para ir aos cultos ou trabalhar para a igreja. Você foi programado por Deus para ser um adorador espontâneo, solto e livre como um pássaro. E você precisa conhece-Lo não apenas de ouvir falar, mas de com Ele estar.

Acredite, conhecer a Deus e Sua intimidade é algo que vale a pena fazer... (Lc 10.41,42)

Dom de socorro.

O que vem a ser e como reconhecer o dom de "socorros"? Dois dons: o de socorros e o de governos mencionados em 1 Coríntios 12:28, têm duas características em comum: a) não são repetidos, precedidos da pergunta "são todos?", como os demais nos versículos 29 e 30, e b)são os únicos dois de toda a lista, exceção feita aos mestres, que sobrevivem até hoje.
A palavra socorros é a tradução do vocábulo grego antilambanomai, que significa "segurar com as mãos" e aparece uma única vez em todo o Novo Testamento. Tradicionalmente tem se entendido que se refere à função do diaconato numa igreja local, bem como à ajuda aos pobres e enfermos. Falta, no entanto, uma base bíblica para essa limitação, e uma função dentro de uma igreja nem sempre corresponde a um dom espiritual.

No Velho Testamento encontramos muitas vezes a palavra socorro e outras dela derivadas, quase sempre com referência a algo provindo de Deus, como vemos nos seguintes exemplos:

• Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Salmo 46:1).

• Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem (Salmos 60:11 e 108:12).

• Nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra (Salmo 124:8).

Prestar socorro é evidentemente uma característica de Deus, incomparavelmente superior à capacidade de qualquer ser humano em prestar ajuda ao seu semelhante.

Deus estabelece socorros na igreja: são pessoas especialmente dotadas para "segurar com as mãos" o que está em risco de cair. Impelidas pelo poder de Deus elas agem em apoio dos outros membros e das atividades da igreja, a fim de que não se desanimem nem desvaneçam os seus esforços. O seu campo de atuação é vasto, mas exige certas características:

• Plena consciência da sua função - Quem auxilia não concorre para substituir ao que está auxiliando, mas seu objetivo é sustentá-lo ou colocá-lo de pé novamente para que continue a desenvolver o seu trabalho. Deus não faz o trabalho dos Seus servos.

• Humildade - Deve ser a característica de todo o crente, mas especialmente de quem presta socorro. Ele é um servidor (diácono em grego) de outros irmãos, que talvez estejam à testa de algum trabalho. Ele não deve esperar que o seu nome ou o seu trabalho seja "glorificado" , pois geralmente está na retaguarda e pouco aparece.

• Dependência e obediência à vontade de Deus - Para que Deus o possa usar nessa tão nobre função é essencial que esse servo esteja em perfeita comunhão com Ele: aprendendo e cumprindo a Sua Palavra, mantendo suas mãos e coração limpos, e sempre que possível tendo paz e comunhão com os seus irmãos na fé.

Temos todos o dom de socorro? Significativamente ele não foi citado entre aqueles precedidos da pergunta "são todos?" cuja resposta é "não", mas foi pulado junto com o de governos. Isso me diz que todos temos o potencial para exercer esse dom, desde que adquiramos aquelas características que, aliás, devem ser de todo o crente.

Se assim é, porque não o exercitamos? O apóstolo Paulo exortou a Timóteo que não se fizesse negligente para com o dom que havia nele, e mais tarde, que reavivasse o dom de Deus que havia nele (1 Tim. 4:14, 2 Tim. 1:6). Se negligenciarmos o dom que há em nós, ele se amortecerá, e perderemos oportunidades para servirmos à igreja e de ganhar o nosso galardão no tribunal de Cristo.

Dentro da nossa igreja local sempre aparecem oportunidades de apoiar trabalhos desenvolvidos por outros que se encontram à sua testa, e que muitas vezes se afadigam em sua tarefa, sem desejarem "incomodar" outros irmãos para ajudarem a carregar o seu fardo. Precisam de socorro, mas não querem pedir. Estamos sempre atentos para essas oportunidades, ou esperamos primeiro ser solicitados e, mesmo assim, só aderimos se nos for oferecida alguma compensação ou posição de honra? Essa é uma atitude "do mundo" e certamente não é espiritual.

Em uma situação semelhante, na Seara do Senhor encontramos aqueles que, como o apóstolo Paulo, saem para espalhar a semente e outros, como Apolo, que vão regá-la a fim de que Deus lhes dê o crescimento. Estes estão na vanguarda do seu trabalho. Mas todos precisam de socorro humano de tempos em tempos: nas enfermidades, em ocasiões de grande pressão, precisam de quem esteja disponível e possa ir até o seu lugar de trabalho para segurá-lo em suas mãos. Mesmo até para dar-lhes a oportunidade de voltarem às suas famílias e renovarem seu relacionamento com a igreja de origem, por um tempo.

Podemos dizer: Deus proverá, e também estou certo disso. A provisão de Deus vem na forma daqueles que Deus estabelece para isso, seus servos que são chamados e estão dispostos ao trabalho de socorro. Estamos atentos ao chamado de Deus, para aproveitarmos as oportunidades? Às vezes encontramos entre as cartas que vêm para nossa redação o clamor de um ou outro obreiro para que alguém venha em seu socorro. Ficamos felizes quando sabemos que o pedido foi atendido, mas sentimos que muito mais poderia ser feito neste setor da obra.

Sem dúvida há irmãos ocupados na maioria do tempo com atividades seculares, mas que gostariam de servir ao Senhor como socorro em seus períodos de férias, por exemplo, em outros locais. De nossa parte, poderíamos ser úteis provendo aconselhamento e os meios de comunicação a fim de que esse serviço possa ser prestado onde nos parece ser mais necessário dentro do nosso conhecimento, e mais apropriado para esses irmãos.

Cremos que nisso estaremos agindo conforme a vontade do Senhor, e pedimos as orações dos irmãos para que Ele nos indique o melhor caminho a seguir, e que aqueles que se sentirem movidos a fazer uso dessa oportunidade de trabalho entrem em contato conosco para que possamos coordenar os nossos esforços da melhor maneira possível.

Ao concluir, lembremos que irmãos que fizeram uso desse dom foram honrosamente lembrados pelo apóstolo Paulo em suas epístolas: Febe, Priscila e Áquila, Urbano, a mãe de Rufo, Timóteo, Tércio (Romanos 16.1-22), Epafrodito (Filipenses 2.30),

Estabelecendo Prioridades

Quando nós seguimos a liderança do Espírito Santo, Ele nos ajuda a organizar nossas prioridades.

Uma prioridade é algo que toma lugar de outras coisas em nossa vida. Nossa prioridade pode ser qualquer coisa que ocupe o primeiro lugar em nossos pensamentos ou em nossa agenda (como planejamos nosso tempo). Mesmo sem planejar nós temos prioridades. Por este motivo, é muito importante que estabeleçamos as prioridades corretas.


Eu acredito que uma das razões das pessoas perderem a paz não conseguindo alcançar o que desejam por perderem o foco de suas prioridades. A Bíblia diz que somos feitos para ter uma vida valorosa e correta, com propósito e não como néscios ou insensatos, mas como os sábios (pessoas sensíveis e inteligentes) , fazendo o melhor do seu tempo (remindo o tempo), porque os dias são maus. (Efésios 5:15, 16).


Podemos investir nosso tempo e nossa atenção em muitas escolhas. Sem prioridades claras podemos ficar paralisados na indecisão. Algumas decisões são mais fáceis de tomar, pois, por serem coisas ruins já sabemos que temos que evitar.


De qualquer forma, algumas vezes teremos que optar entre duas coisas boas, e nestes casos temos que aprender a estar em oração para tomar a melhor decisão. Temos que ter cuidado para não sermos influenciados a fazer simplesmente o que todos estão fazendo. Temos que fazer o que Deus particularmente tem nos direcionado.


Perder o foco das prioridades vai nos roubar a paz e o deleite. Para estabelecer nossas prioridades, é importante lembrar que as mesmas coisas que eram importantes pra Jesus devem ser importantes pra nós. Se alguma coisa tinha grande prioridade pra Ele, isso também tem que ter prioridade pra nós. A paz começa quando mantemos nossas prioridades organizadas por todo o tempo. Dedicar a Deus os primeiros momentos de nossa manhã nos ajuda a manter as prioridades durante todo o dia. Quando aprendermos a fazer isso, vamos desfrutar melhor os nossos dias.


Precisamos ser honestos com nós mesmos em relação ao que realmente é prioridade. Temos que colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas e se Ele não estiver em primeiro lugar, temos que fazer algumas mudanças. Nosso Pai Celeste promete que quando colocamos o Senhor em primeiro lugar buscando-o para fazermos tudo da forma que Ele quer, teremos grande sucesso.


Então, o que é importante pra Deus? Quais são as coisas que Ele sabe que nos ajudarão a viver uma vida de vitória? Busque o Senhor para que Ele te mostre quais devem ser suas prioridades.

Peça a Ele para te ajudar a organizar suas necessidades – e então todas as coisas que são importantes pra Ele serão as mais importantes pra você!

O Poder da Paciência

"Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa". Hebreus 10:36

A Palavra de Deus promete que o homem paciente será perfeito e completo, e não lhe faltará coisa alguma. (Tiago 1:4). Um homem paciente é um homem poderoso, mesmo que as pessoas apresentem um comportamento difícil e desafiador ele se mantém amoroso e com bons pensamentos.
Sem paciência não podemos perseverar para vermos os resultados de nossa fé. Não recebemos nada após cremos imediatamente. Existe um período de espera no tocante a receber de Deus. É durante este período que nossa fé é testada e purificada. Só experimentaremos a alegria de vermos aquilo que cremos se perseverarmos e esperarmos pacientemente.
A paciência não é apenas a habilidade de se esperar, mas também a de se manter uma boa atitude enquanto se espera. Esperar é uma parte da vida que não pode ser ignorada. Vamos passar uma boa parte de nossas vidas esperando; se não aprendermos a fazer isto bem (pacientemente) , seremos miseráveis. Deus é tão paciente conosco. E devemos imitá-lo.
Se encoraje a buscar efetivamente a paciência. Isto te levará para a dimensão do poder de Deus.

Ore assim:
"Senhor, me ajude a exercitar todo tipo de paciência, perseverança e longanimidade com alegria abundante (Colossenses 1:11). Em nome de Jesus, amém".

Todos Nós Temos Razões Para Sermos Felizes

por Joyce Meyer

Agora você pode estar pensando, "Então Joyce, eu não tenho nada pra sorrir neste exato momento!" . E isso pode ser verdade. Tem muitos momentos em que eu também não tenho nada para sorrir. Mas Deus tem me ajudado e ensinado a encontrar algum motivo para sorrir.

Se nós não pudermos desfrutar nossa vida até nos "livrarmos dos problemas", vamos viver numa tristeza e nunca conheceremos a alegria que Jesus planejou para nós. Se não tivermos nenhuma razão para sermos felizes, a salvação por si só já é uma razão suficiente para que possamos transbordar de alegria. Apenas imagine como você se sentiria se todas as coisas em sua vida fossem perfeitas, mas você não conhecesse Jesus. Ou ainda pior, o que aconteceria se você tivesse que enfrentar sua situação atual sem o Senhor? Eu já falei sobre isso antes e vou falar novamente: O pior dia que eu tiver tendo o Senhor é infinitamente melhor que o meu melhor dia sem ele.

Vitória não é a ausência de problemas, é estar na presença do poder – do poder de Deus. O poder de Deus é maior que qualquer circunstância adversa. Eu te desafio a se dirigir para perto de Deus fazendo a escolha de se regozijar. À medida que Davi diz ao Senhor "...deixe todos aqueles que se refugiam e colocam sua confiança em ti regozijar, deixe-os cantar e gritar de alegria, porque tu Senhor os cobre e defende, deixe aqueles que amam o teu nome serem cheios de alegria em ti e terem um espírito forte".

Aprendam a sorrir em meio às dificuldades da vida. Ore e peça a Deus para te ensinar a sorrir mais, e peça a ele para te mostrar coisas que te levam a sorrir. Quando o inimigo partir em ataque contra você, retalie com alegria e gargalhadas, cantando e louvando a Deus. Se Deus pôde me ensinar a sorrir – alguém que foi colérica e austera, e por muito tempo tinha semblante sério – tenho certeza que ele pode lhe ajudar também!

NÃO DEIXE A DOR TE PARAR

Adriana Lyra

E, como surgisse um tumulto dos gentios (não judeus) e judeus, associados com as sua autoridades, para os ultrajar e apedrejar.
At 14:5


Pensamento
Paulo sofreu muito para divulgar aos Boas Novas de Jesus. Mas sempre colocou Deus acima de tudo, até mesmo acima de sua vida. Paulo nunca desistiu mesmo quando era apedrejado até ser considerado como morto (At 14:19). Ele se levantava (At 14:20) e continuava sua missão. Como na época de Paulo, hoje também, muitos são os inimigos de Deus, que se levantam contra Seus filhos. Tentando nos fazer desistir de Deus, causando sofrimento e muita dor. Mas tudo isso só tem que nos servir para uma única finalidade: nos aproximar ainda mais de Deus e viver em Sua dependência, pois Ele trará o livramento. E quando formos exaltados por Deus, nosso inimigo será confundido e derrotado.

Oração
Senhor, muitos são os que se levantam contra mim, mas em tudo sei que sou mais que vencedor em Cristo Jesus, e entrego meus inimigos em Tuas mãos, para que a Tua justiça seja feita, em nome de Jesus. Amém.

A misericórdia de Deus

Nenhum homem merece a misericórdia de Deus. Nenhum homem pode reclamar a misericórdia de Deus por mérito. As Escrituras concluem: "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23).

As Escrituras do Velho Testamento mostram repetidamente os pecados do povo com afirmações tais como "nós pecamos," "eu pequei" e "pecamos contra o Senhor". João diz: "Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 João 1:10). E nos é dito, "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio" (1 João 3:8).

O pecado é definido como "transgressão da lei" de Deus, revelada nas Escrituras (1 João 3:4). O povo do Velho Testamento tinha uma lei, dada por Deus através de Moisés e dos profetas. Ninguém guardou a lei, e pecou ao transgredi-la. O povo, agora, vive sob a lei do Novo Testamento dada por Deus através de Cristo, do Espírito e dos apóstolos. Quando deixamos de segui-la, pecamos, ao transgredi-la.

Tiago conta-nos os passos que conduzem ao pecado. "Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15). O homem peca porque deixa de resistir às tentações do diabo e, assim fazendo, viola a lei de Deus.

Este processo de sedução começou com o primeiro homem e a primeira mulher, pelo diabo (Gênesis 2:3), e continua até o dia presente. O homem foi, e é, culpado diante de Deus, e Paulo diz, "... naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2:12).

Você percebe por que precisamos apreciar a misericórdia de Deus? O homem não tinha esperança de nada além da culpa do pecado. Ele era impotente para livrar-se do pecado porque não podia resistir às tentações do diabo. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Romanos 5:8-9). É-nos dito que, sob a nova aliança, "... para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Hebreus 8:12). Agradeçamos a Deus por sua misericórdia. Mas lembremo-nos que ainda que agora tenhamos esperança através de sua misericórdia em Cristo, ainda podemos pecar. A misericórdia de Deus não é incondicional. Assim como mostrou misericórdia a Israel e depois tirou-a, por causa da desobediência, ele nos promete o mesmo.

Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10:26-31).

Conhecendo a misericórdia de Deus, bem como nossa fraqueza da carne, advertimos a todos: "... guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna" (Judas 1:21), e a que "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:16).

–por Jack Glover

Meditando na palavra

O evangelho é a mensagem mais extraordinária que existe no mundo para transformar vidas. Fé salvadora em Cristo não somente aplica o mérito do Seu sacrifício reconciliador para o cristão, mas, através do milagre de regeneração, vida nova é concedida pelo Espírito Santo. Esta nova natureza produz novos desejos na vida de cada cristão e estes serão manifestos em uma vida que agrada e glorifica a Deus.

Quando Paulo escreve aos cristãos em Filipos, ele faz-lhes lembrar que existe um estilo de vida que o filho de Deus deve seguir. O evangelho não é declarado somente quando testemunhamos verbalmente, mas, além disso, é demonstrado através da nossa vida e conduta. Então ele os exorta:

"Portai-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo". Uma vida piedosa e um caráter cristão não somente recomendam o evangelho, mas fornecem evidências poderosas e convincentes do seu poder transformador. Em contraste, comportamentos e ações que são indignos de Cristo enfraquecerão seriamente qualquer testemunho nosso. Deus espera que Seu povo não somente creia no evangelho, mas que assim viva diariamente.

Note que temos uma responsabilidade pessoal neste assunto: "portai-vos". Devemos resolver seguir os desejos e impulsos produzidos pela obra do Espírito Santo nas nossas vidas. Como nós "operamos" a nossa salvação, "com temor e tremor" (Fp. 2:12), reconhecemos que esta motivação vem de "Deus, que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade", (Fp. 2:13). Ele nos concede os desejos, e nós devemos executá-los, comportando- nos como convém ao povo santo de Deus.

O comportamento que Deus espera deve ser "digno do evangelho de Cristo". Quando um recém convertido demonstra um caráter cristão, quando egoísmo é substituído por um desejo de ajudar e servir os outros, quando linguagem impura torna-se conversa graciosa e gentil, quando uma pessoa que anteriormente só pensava em si mesmo torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus, isso fornece um testemunho poderoso da habilidade do evangelho para transformar vidas. Ao contrário, quando os cristãos não se comportam de uma maneira digna de Cristo, não somente a sua reputação sofre, mas o Cristo que eles seguem é desonrado e o Seu evangelho desacreditado.

O viver do cristão é fundamental para testemunho efetivo, e forma uma sociedade poderosa com um testemunho público, uma demonstração viva do poder do evangelho de Cristo. Devemos tratar esta ordem com a devida seriedade, e certificar-nos de que em todos os tempos o nosso comportamento é digno do evangelho de Cristo.
"Vivei, acima de tudo,por modo digno do evangelho de Cristo,para que, ou indo ver-vos, ou estando ausente,ouça, no tocante a vós outros que estais firmes em um só espírito,como uma só alma,lutando juntos pela fé evangélica" Fp. 1:27.

DEUS ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO

Oi,
Como você acordou esta manhã?

Eu vi você e esperei pensando que você falaria comigo, mesmo que fosse apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre alguma coisa ou mesmo me agradecendo por algo bom que aconteceu em sua vida ontem.

Mas eu notei que você estava muito ocupado tentando encontrar uma roupa que ficasse boa em você para ir para o trabalho.

Então, eu esperei outra vez. Quando você correu pela casa de um lado pro outro já pronto, eu sabia, eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você parar e dizer alô, mas você estava realmente muito ocupado.

Mas por um momento você pensou que tinha que esperar 15 minutos e gastou este tempo apenas sentado em uma cadeira fazendo nada, estava apenas sentado.

Então, eu vi você se mexer rapidamente olhando para os seus pés que se movimentavam, e eu pensei que você queria falar comigo, mas você correu para o telefone e ligou para um amigo para contar as últimas fofocas.

Eu vi você quando você foi para o trabalho, e eu esperei pacientemente o dia inteiro.

Com todas as suas atividades, eu achei que você estaria realmente muito ocupado para dizer-se alguma coisa.

Eu notei que antes do almoço você olhou ao seu redor, talvez você se sentiu sem jeito ou com vergonha de falar comigo, isto é, porque você não inclinou sua cabeça. Você procurou observar 3 ou 4 mesas e notou alguns de seus amigos falando comigo brevemente antes deles começarem a comer, mas você não falou comigo.

Tudo bem! Ainda existe mais tempo que sobrará hoje, e eu tenho esperança que você irá falar comigo ainda. Mas você foi para casa e parecia que tinha muitas e muitas coisas para fazer ainda hoje. Depois de você ter terminado algumas delas, você ligou a televisão.

Eu não sei se você gosta ou não de ver televisão, mas apenas por estar lá assistindo, você gastou muito do seu tempo, quase todo o seu tempo em frente da TV, não pensando em nada mais, apenas curtindo o programa.

Eu esperei pacientemente outra vez enquanto você estava assistindo TV e comeu a sua comida, mas mais uma vez você não falou comigo!

Hora de ir para cama, hora de dormir. Eu acho que você deve estar muito cansado. Depois você disse boa noite para a sua família, pulou na sua cama, caiu no sono e dormiu rapidamente.

Tudo bem, ok, porquê talvez você não saiba que eu sempre estou lá com você, sempre do seu lado para você.

Eu tenho muita paciência, muito mais do que você pode imaginar.

Eu mesmo, quero ensinar para você como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom. Eu amo tanto você que eu espero todos os dias, eu espero por um sinal seu, um simples inclinar de cabeça, uma oração, um pensamento ou um agradecimento por parte de seu coração.

Sabe, é muito difícil em uma conversa só existir um lado, só um conversar.

Bom, você vai se levantar outra vez para um novo dia, e mais uma vez, e mais outra vez , e outra vez, e serão muitas vezes ainda que eu estarei lá talvez esperando por nada, mas com muito amor para você, esperando que hoje você possa me dar alguma atenção, um pouco de seu tempo.

Tenha um bom dia! E uma boa noite! Pois mesmo durante o seu sono, estou zelando pôr você.

Seu sempre amigo,
Deus.

Tenha paciência

Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." (Hebreus 10:36)



Você já avaliou quantas coisas boas pode estar perdendo, somente por não exercitar adequadamente a arte da paciência? É certo que suas obras justas têm recompensa e que suas preces dirigidas a Deus, com fé, serão objeto de resposta, mas o tempo em que isso deva ocorrer nem sempre é aquele que você calcula. Imagine um agricultor que semeasse, regasse e cuidasse do seu campo, mas, um pouco antes da época da colheita, movido pela impaciência, abandonasse o local; certamente iria vazio de frutos. Isso pode estar acontecendo a você e é tempo de colocar em prática o que foi feito pelo rei Davi, quando afirmou: "Esperei com paciência no Senhor e Ele ouviu o meu clamor, tirou-me de um charco de lama e firmou meus pés na rocha".



Exercite a sua paciência, espere no Senhor, espere o tempo de Deus em sua vida, essa é a melhor escolha que podemos fazer. Quando esperamos pelo tempo de Deus sempre nos damos bem e acabamos sendo surpreendidos pelo melhor de Deus para as nossas vidas!

Tenha um lindo e abençoado dia!

"Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." (Hebreus 10:36)



Você já avaliou quantas coisas boas pode estar perdendo, somente por não exercitar adequadamente a arte da paciência? É certo que suas obras justas têm recompensa e que suas preces dirigidas a Deus, com fé, serão objeto de resposta, mas o tempo em que isso deva ocorrer nem sempre é aquele que você calcula. Imagine um agricultor que semeasse, regasse e cuidasse do seu campo, mas, um pouco antes da época da colheita, movido pela impaciência, abandonasse o local; certamente iria vazio de frutos. Isso pode estar acontecendo a você e é tempo de colocar em prática o que foi feito pelo rei Davi, quando afirmou: "Esperei com paciência no Senhor e Ele ouviu o meu clamor, tirou-me de um charco de lama e firmou meus pés na rocha".



Exercite a sua paciência, espere no Senhor, espere o tempo de Deus em sua vida, essa é a melhor escolha que podemos fazer. Quando esperamos pelo tempo de Deus sempre nos damos bem e acabamos sendo surpreendidos pelo melhor de Deus para as nossas vidas!

AS PREOCUPAÇÕES DA VIDA

Sem dúvida, vivemos em uma época muito especial, em que podemos contar com a volta de Jesus a qualquer momento. Os sinais dos tempos falam uma linguagem muito clara e sempre mais insistente. Parece que nos aproximamos da Grande Tribulação a largos passos. Em Israel busca-se a paz, a Terra Prometida está sendo repartida e a globalização avança com velocidade vertiginosa. Na Europa o clamor por um novo Império Romano torna-se cada vez mais forte. O novo presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, recentemente expressou sua visão de um novo Império Romano ao afirmar: "Pela primeira vez desde a queda do Império Romano temos a chance de unir a Europa – desta vez não pela força das armas, mas na base de ideais comuns e de regras negociadas". Na Alemanha, a igreja luterana e a igreja católica chegaram a uma unidade e a uma aproximação jamais vistas. Mas, conforme alguns teólogos evangelicais, a declaração oficial conjunta sobre a doutrina da justificação seria somente um ideal ecumênico, nada tendo em comum com seu sentido original, sendo interpretada apenas no sentido católico-romano.

Uma notícia ruim segue à outra. Os intervalos entre elas são cada vez menores e sua intensidade aumenta. Alguém disse recentemente: "A situação está tão séria que não podemos mais apenas comentá-la – devemos elevar nossa voz". Entretanto, como nós cristãos ainda nos encontramos sobre a terra e somos confrontados com sofrimentos e dificuldades, corremos o risco de ficar com medo e de preocupar-nos com o atual estado de coisas. Muitos olham para o futuro com apreensão. O perigo para os crentes nestes tempos finais, conforme as palavras do Senhor Jesus, não está no risco de sucumbir no meio de tantos problemas, mas em se preocupar com tudo o que está acontecendo. E é justamente em relação às preocupações que Ele nos alerta, quando nos diz em Lucas 21.34: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço".



Paul Schütz escreveu:

As preocupações da vida são o maior tirano que existe, e ele lidera um exército de algozes e verdugos que nos comandam e escravizam. A seu serviço encontramos a desconfiança, o medo, a consciência pesada, o desalento, a murmuração, a crítica, a irritação, a amargura, a teimosia, a tristeza, a depressão, o desespero e a frieza para com Deus. "Não vos preocupeis!", é o brado contra essas inclinações diabólicas.

A respeito, vale lembrar algumas estrofes de um antigo hino:

Entrega os teus enfados,
do coração a dor,
aos paternais cuidados
do Altíssimo Senhor.
Quem nuvens, sol e vento
e o mundo faz andar,
teus passos a contento
ao bem há de guiar.

Os teus, hás de salvá-los,
ó Pai e Protetor!
Do mal hás de afastá-los
e dar-lhes Teu favor
O que lhes concederes,
será para o seu bem;
e tudo que lhes deres
o Teu amor contém.

Confia, ó alma aflita,
espera sem temor.
Humilha-te contrita,
confia em Seu amor.
Verás o Sol Eterno,
a santa luz dos céus,
que por amor paterno,
Deus dá aos filhos Seus.

(Paul Gerhardt, 1607-1676)

Realmente, devemos lembrar que o Senhor é Soberano e cuida de cada detalhe da nossa vida. Jesus disse em Lucas 12.6-7: "Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais." (Norbert Lieth

Deus importa com voce.

Deus fará um caminho pra você
onde ainda não se vê, condição
ou possibilidade alguma

Deus se importa com o seu sofrer
e nesses dias vai trazer direção
que vai mudar a sua vida
Deus fará um caminho pra você
onde ainda não se vê, condição
ou possibilidade alguma

Deus se importa com o seu sofrer
e nesses dias vai trazer direção
que vai mudar a sua vida
E nem a tempestade vai te derrubar...
Com asas subirá como águia...
Pois Deus é o seu refúgio...
Em Deus vc pode esperar...
Para Deus impossivel não há...
Assim como a águia...

Deus te fará voar...
Acima das nuvens...
Nada vai te abalar...
Assim como a águia...
Subirás sem parar...
Vencerás tempestades. ..
Com Cristo vc irá REINAR!!

*TOME POSSE DA SUA VITÓRIA..
Não esqueça o Dono da Alegria é O Deus de Promessas.
O melhor ainda esta por vir.

Como Pode um Marido Ajudar Sua Esposa a Crescer em Cristo?

10 idéias


Nota do editor: Há uma passagem no livro de Efésios que soa um bocado estranha a muitos dos crentes brasileiros do século XXI:

"25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela , 26 Para a santificar, purificando- a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível ." (Ef 5:25-27 ACF)

A passagem soa estranha a muitos de nós porque nós vemos que é uma clara diretriz dada aos maridos, mas nós não sabemos realmente o que ela significa. O que significa você "santificar" a sua esposa? E como um marido poderá fazê-lo?



Seção especial - Amando a sua esposa

Quanto à primeira pergunta: "O que significa santificar minha esposa?", Lou Priolo, em seu livro The Complete Husband ("O Marido Completo"), explica: "Como líder espiritual dela, você deve 'colocá-la à parte, colocá-la separadamente' (isto é, fazê-la santa), purificando- a através das Escrituras. Você deve ajudá-la, com a Palavra, a remover suas manchas e enrugamentos espirituais e quaisquer [outras] coisas ( v.28) que não se conformem com a imagem de Cristo. A maneira que você faz isto é obedecendo e usando a Palavra de Deus em todo o seu lidar com ela."

Para os maridos cujas esposas conhecem as Escrituras melhor do que eles, Priolo diz: "Mantenha em mente que Deus fez de você o líder espiritual de seu lar, e o encarregou com a responsabilidade de purificar sua esposa com a Palavra. Apenas isto já deve responder à sua pergunta. Você pode ensiná-la porque Deus requer de você fazer assim como a cabeça espiritual de seu lar (1 Coríntios 14:35)."

Priolo fornece também algumas sugestões e modos de como um marido pode santificar sua esposa pelas Escrituras:

1. Certifique-se de que sua esposa tem bastante tempo, em sua programação diária, para o estudo da Bíblia e para a oração . Isto pode envolver você se levantar mais cedo [claro, dormindo mais cedo também] ou rearranjar sua programação de modo que você possa prestar atenção às crianças durante este tempo.

2. Invista tempo com ela, regularmente, no estudo da Bíblia .

3. Peça a ela para memorizar uma porção das Escrituras juntamente com você e para cada um dos dois poder cobrar do outro e cada um ter que prestar contas ao outro.

4. Faça e explique suas decisões com base nas Escrituras .

5. Elogie-a por todas e quaisquer das características de caráter bíblico que ela possua (reverência, auto-controle, discrição, amor, alegria, paz, etc.).

6. Esteja seguro de que você nunca a critica (reprova) a não ser sobre fundamentos bíblicos [e com a atitude correta de coração, no local e tempo adequados], incentivando- a a fazer o mesmo com você.

7. Incentive-a a ser fiel em seu comparecimento à igreja , onde ela pode se sentar sob a fiel pregação e ensino da Palavra. Seja um bom exemplo de, fielmente, você mesmo comparecer à igreja.

8. Incentive-a em outras oportunidades que ela possa ter de estudar as Escrituras (individualmente ou com outras).

9. Faça da hora do jantar um tempo agradável para trocarem opiniões sobre a verdade bíblica e aplicações pessoais das Escrituras

10. Determine quais áreas na vida dela ela mais deseja mudar e e porque as deseja mudar. Use estas áreas como trampolins para juntamente procurarem as respostas de Deus (assegure-se de que você também dirá a sua esposa as mudanças que você gostaria de ver em sua própria vida e de procurar sua ajuda e orações).

A tragédia não é o fim

A Bíblia conta em 2 Samuel 9 a história de Mefibosete. Sua vida foi cheia de tragédias. Quando ele tinha cinco anos, mataram seu avô; no mesmo dia, mataram seu pai. Como se não bastasse, a babá, querendo protegê-lo, o pegou nos braços e saiu correndo para escondê-lo. Ao fazer isto, ela tropeçou e deixou o menino cair no chão. Ele quebrou as duas pernas e nunca mais andou. Mefibosete foi então escondido. Quem o escondeu pensava estar protegendo-o do novo rei, Davi. Pois pensava que Davi queria matá-lo por ser Mefibosete o herdeiro do trono. Mefibosete, que nascera para ser um príncipe, morar no palácio, e desfrutar de uma vida formidável, vivia escondido numa casa emprestada, que não era sua, solitário e sem comunicação. No entanto, Davi, o rei, fizera uma aliança com o pai de Mefibosete, Jônatas, e prometera cuidar e proteger todos os seus descendentes. Mefibosete, por pensar que Davi o procurava para o mal, mais se escondia. Quando Davi o descobriu, mandou um dos seus servos buscá-lo. Ziba foi ao encontro de Mefibosete e o carregou nos braços de volta ao palácio. Davi restaurou a vida de Mefibosete e lhe devolveu tudo o que ele tinha direito. Mefibosete passou a viver lado a lado com o rei.

Todas as nossas tragédias fazem com que nos escondamos também. Pensamos que o Supremo Rei nos abandonou e ficamos com medo ou raiva, não entendendo porque este Rei amoroso permite que coisas horrendas nos aconteçam. O grande Rei fez uma aliança com seu filho Jesus. Ele também prometeu cuidar de você. Ele enviou o Espírito Santo para nos achar, buscar e trazer para o seu palácio. Em sua presença todas as nossas dores são curadas, nossos sonhos são realizados, nossas amarguras dissipadas, e nossas lágrimas enxugadas.

Não posso explicar porque tragédias acontecem com gente boa. Alguns dizem que é o destino, não creio; outros dizem que é castigo, mas que mal fez Jesus para morrer na cruz? Ainda outros dizem que estamos sendo purificados. A verdade é que muitos de nossos sofrimentos não têm explicação plausível.

O que posso afirmar com segurança é que o Rei está a sua procura. Ele quer abraçar-lhe, cuidar de você, realizar seus sonhos, e mudar sua história. Nenhuma tragédia é final. Tudo pode ser mudado. Quando cremos nisto, quando mantemos a esperança viva, quando não desistimos da vida, quando aceitamos o amor de Deus, temos as forças renovadas.

Como ministrar a outros se nos sentimos feridos? Do mesmo modo que Jesus salvou o mundo através de suas chagas. Pois se o grão de trigo não morrer fica ele só, mas ao morrer o grão de trigo produz muitos grãos.

Assim podemos consolar os outros com as mesmas consolações com que fomos consolados. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

Creia, a partir de você uma história de paz, amor, vida, e esperança começa a ser escrita. A tragédia não é o fim.

Dr. Silmar Coelho

Lute até o fim

Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
Gn 32:26

Pensamento
Jacó lutou com Deus, da noite até a manhã seguinte. Não deixou Deus subir, enquanto Este não lhe entregasse uma benção. Essa persistência de Jacó nos serve como exemplo, para nunca desistirmos de receber as bençãos de Deus. O maior problema é o tempo de espera, que acaba matando muitos espiritualmente. Mas Jacó, teve que lutar a madrugada inteira, não se preocupou com o sono, que logo seria dia e ele não poderia dormir, persistiu até o resultado final: "E o abençoou ali". Não desista, porque tua benção demora, porque a solução do problema demora, lute. Lute até receber. Agarre-se com Deus, e Ele concederá o que deseja o teu coração.

Oração
Senhor, me coloco em Tua santa presença, para pronunciar que não irei desistir das Tuas bençãos sobre mim. Queira o mundo ou não, queira o diabo ou não, irei lutar até o fim, até receber o que desejo, em nome de Jesus. Amém.

"DEUS ATENDE NA HORA DA ANGÚSTIA"

No fim da segunda guerra mundial, a atenção do mundo foi atraída para a admirável experiência do Capitão Eddie Richenbacher, famoso aviador, que, depois de ver horrores da guerra e enfrentar a morte certa, voltou para contar a história de como ele com sete companheiros se salvaram miraculosamente, depois de flutuarem vinte e quatro dias torturantes e quando suas forças e ânimo quase se tinham exaurido.
No gabinete do ministro da guerra norte-americano, poucos dias após seu regresso aos Estados Unidos, contou o Capitão Richenbacher, que, na noite de 31 de outubro, ele com sete oficiais do exército tomaram um avião e partiram em missão especial para o sul do pacífico. Na manhã seguinte, a bússola e o rádio não mais funcionavam, e eles se perderam completamente. Esgotada a gasolina, tiveram que descer no oceano. Conseguiram tomar três botes pneumáticos, inflá-los e subir a bordo. As horas eram intermináveis, disse o capitão, com semblante grave, voz cheia de reminiscência. Organizamos pequenas reuniões de oração, de manhã e a noite. Um dos companheiros, tinha consigo a Bíblia. Sustentamo-nos com a sua leitura, pois não tínhamos alimento - apenas quatro laranjas, um pouco de água e duas linhas de pescar, mas nenhuma isca. No oitavo dia, atormentado pela angústia da fome e da sede, oramos sinceramente e humildemente por livramento. Se não tivesse sete testemunhas, não ousaria contar esta história, pois parece fantástica. Mas dentro de uma hora, depois daquela reunião de oração, veio uma gaivota e pousou sobre minha cabeça! Foi a isca que nos habilitou a pescar. Comemos os peixes crus e foi nosso único alimento. Um dos meus companheiros morreu antes de vir o auxílio dos próprios céus de onde caíra três semanas e três dias antes.

( Oramos sincera e humildemente por livramento. E Deus ouviu nosso clamor e a ele atendeu )